Conheça outra alternativa ao Google Drive pra Linux

Share

Já faz mais de ano que o Google anunciou o seu serviço de armazenamento em nuvem, o Google Drive, e até agora nada de um cliente oficial pra Linux.

Porém graças ao esforço da comunidade (e de algumas empresas) nós não estamos “na mão”. Existem algumas alternativas para o Google Drive pra Linux, como o InSync (que agora é pago…) e o Grive, que parece ter tido o seu desenvolvimento “congelado”.

Hoje nós vamos apresentar uma outra alternativa bem interessante que, apesar de ainda não estar em fase final, já tem se mostrado muito útil devido as suas possibilidades: estamos falando do Google-Drive-Ocamlfuse.

Ele é um backend do sistema de arquivos FUSE para o Google Drive, que você pode usar para “montar o seu Google Drive” no Linux. Entre suas características estão o suporte a leitura/gravação para arquivos e pastas regulares, suporte para múltiplas contas e acesso ao diretório “Lixo” do Google Drive. Se formos comparar com o Grive ele é mais interessante pois também fornece acesso somente leitura para arquivos do Google Docs, que são convertidos para ODT, ODS ou PDF.

Um ponto negativo dele é que as mudanças não aparecem imediatamente – quando você editar ou fazer upload de um novo arquivo, pode levar até 60 segundos (isso é configurável) até que as mudanças apareçam no sistema de arquivos montado.

Instalação

Você tem duas formas de instalá-lo: através de pacotes para Ubuntu 12.04 64 bits, 12.10 32bit e 64bit ou Ubuntu 13.04 64 bits (que é mais fácil porém não atende as outras distribuições/versões do Ubuntu) ou através do gerenciador de pacotes OPAM:

Pacotes Binários

Baixe aqui o binário para sua versão/arquitetura e proceda a instalação com os comandos abaixo:

cd ~/Downloads

tar -zxvf google-drive-ocamlfuse*.tar.gz

sudo install ~/google-drive-ocamlfuse*/google-drive-ocamlfuse /usr/local/bin/

OPAM

sudo add-apt-repository ppa:avsm/ppa-opam-unstable

sudo apt-get update

sudo apt-get install ocaml opam

sudo apt-get install m4 libcurl4-gnutls-dev libfuse-dev libsqlite3-dev

opam init

opam update

opam install google-drive-ocamlfuse

sudo install ~/.opam/system/bin/google-drive-ocamlfuse /usr/local/bin/

Usando o Google-Drive-Ocamlfuse

Após a instalação, volte ao terminal e digite (como usuário comum e não como root!):

google-drive-ocamlfuse

será aberta uma janela do seu navegador padrão, onde você deverá fazer login na sua conta do Google Drive.

Após isso vamos criar o diretório para o nosso Google Drive em nosso sistema:

mkdir ~/Gdrive

e vamos sincronizar nossos arquivos com nosso diretório recém criado

google-drive-ocamlfuse ~/Gdrive

Pronto!

As suas configurações pessoais de sincronização, tempo de espera e etc, podem ser feitas editando o arquivo ~/.gdfuse/default/config. Inclusive você pode habilitá-lo na inicialização do sistema adicionando o caminho do diretório na linha “google-drive-ocamlfuse /path/to/gdrive”.

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.