Conheça o Yast, o painel de controle unificado do openSUSE!

Share

O Yast é a central de configurações unificadas do openSUSE e do Linux SUSE Enterprise. O Yast foi originalmente desenvolvido em 1994 ainda em modo texto, só vindo a ganhar interface gráfica tempos depois. O yast permite de forma fácil e rápida configurar todo o sistema, desde o particionamento do HD ate a instalação do Grub, Grub2, Lilo e etc. Tanta organização e facilidade torna o Yast uma ferramenta imbatível quando se trata de “Configurações”, o Yast pode configurar qualquer coisa de “A” a “Z”, sendo infinitamente melhor que o “Painel de controle do Windows”.

Yast
Yast

 

No Yast temos as seguintes categorias;

  • Software
  • Hardware
  • Sistema
  • Dispositivos de rede
  • Serviços de rede
  • Segurança e usuários
  • Diversos

Hoje vamos conhecer somente o básico e o mais importante. Falaremos sobre a categoria de software.

yast (Software)
Yast (Software)

 

1- Atualização online

O modulo “Atualização online” não tem nada em especial, é somente um complemento do Yast que consiste em procurar e instalar atualizações no sistema.

2- Configuração da atualização online

“Configuração da atualização online” é como nome já diz um utilitário que permite configurar os parâmetros da atualização online, tais como agendar uma atualização diária semanal ou mensal, permitindo filtrar as atualizações como somente instalar os patch de segurança ou atualizações rotineiras.

3- Gerenciamento de software

O “ Gerenciamento de software” é o responsável pela instalações de pacotes em modo gráfico no sistema, o programa tem uma interface bastante organizada, sendo dividido em categorias, nele você pode marcar vários pacotes e instalá-los de uma única vez.

Gerenciador de Software
Gerenciador de Software

4- Produtos complementares

O módulo “Produtos complementares” consiste em instalar pacotes que estão em mídias digitais como CD, DVD ou imagens ISO. Você pode baixar um pacote complementar de software no site do openSUSE e instalá-lo através desta ferramenta.

5- Repositório de software

O módulo “Repositório de software” é a ferramenta mais espetacular do grupo de software, é através desta ferramenta que você administra os repositórios do sistema, mas ela não se resume somente a adicionar e remover repositórios, e falar todas as funcionalidades desta ferramenta renderia um artigo completo, para tentar resumir citarei as principais funções;

 

  • Adicionar e remover repositórios
  • Atualizar todos os repositórios ou atualizá-los individualmente
  • Ativar ou desativar determinados repositórios temporariamente
  • Definir se os pacotes ficam salvos em cache após o download ou serão apagados.
  • Definir as prioridade dos repositórios
  • Adicionar repositório RPM local
  • Verificar chaves GPG

 

Repositório de software
Repositório de software

6- Verificação de mídia

Este é o módulo que serve para verificar se a mídia de instalação do openSUSE estar danificada ou não, esta ferramenta verifica a soma de MD5, e confere se a mídia estar legível, a ferramenta pode verificar tanto cds quanto imagens ISO.

Por hoje é só, em um próximo artigo trataremos de falar sobre o grupo Hardware. E só uma observação, os módulos “1” e “2” são complementos instalados por mim, e não vem por padrão no sistema, mas podem ser instalados facilmente através do gerenciador de software, pesquisando por yast.

 

E vocês o que acham destra incrível ferramenta?

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.