Conheça o Natron: um editor de vídeos profissional pra Linux

Share

Você trabalha com edição profissional de vídeos e diz que não migra pro Linux pois não existem bons softwares pra essa finalidade? Então parabéns, acabaram suas desculpas.

O Natron é um editor profissional de vídeos open source, muito semelhante ao Adobe After Effects e ao Nuke, da The Foundry (software que é amplamente usado em Hollywood).

O projeto está licenciado pela Licença Pública Mozillla v2 e usa o OpenColorIO para gerenciamento de cores, OpenImageIO para suporte aos formatos de arquivo, e Qt para interface de usuário. Ele também funciona com flutuação de 32 bits por canal de precisão e suporta plugins (livres e comerciais) OFX, além de possuir inúmeras outras funcionalidades bacanas que você pode conferir aqui ou no site do projeto em: https://natron.inria.fr/

O Natron foi iniciado no ano passado no INRIA, uma instituição de ciência e tecnologia do público que une vários centros de pesquisa na França. Alexandre Gauthier, o principal desenvolvedor do Natron, obteve o financiamento necessário por parte da instituição, e em dezembro passado ele ganhou o  “Boost Your Code”, um concurso no INRIA que ofereceu-lhe 12 meses de desenvolvimento pagos. Em maio deste ano, Alexandre apresentou o projeto no Libre Graphics Meeting em Leipzig.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Instalação

O Natron está disponível para Linux, Mac OS X e Windows e pode ser baixado aqui: https://natron.inria.fr/install/

O instalador pra Linux é um binário. Após o download extraia o tar.gz (no ubuntu clique com o botão direito do mouse e escolha “Extrair aqui”) com o comando abaixo:

tar -zxvf Natron_Linux_install*

E pra instalar, execute o comando abaixo (no ubuntu basta dar dois cliques no ícone do arquivo extraído):

chmod +x

./Natron_Linux_install*

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.