Conheça o Google Maps Coordinate (Você não está sozinho…)

Share

O Google está criando novas aplicações baseadas no já popular serviço, Google Maps. A mais nova invenção, é um sistema de monitoramento de funcionários. Trata-se do Google Maps Coordinate, um aplicativo que está sendo desenvolvido inicialmente para a Plataforma Android, mas deve também estar disponível em breve para iOS.

 

Funciona assim: o funcionário terá um aplicativo específico instalado no seu smartphone com Android que dará a empresa a geolocalização da vítima do empregado. Com os dados, o Google mostra no mapa o roteiro do empregado, inclusive o tempo gasto em cada rua ou estabelecimento que ele visitou.

Para maior segurança, o app usará um criptografia de dados para que as informações fiquem sigilosas e a salvo de crimes cibernético. O Google disse ainda que o serviço terá configurações avançadas: o Coordinate pode parar de funcionar assim que o funcionário cumprir sua jornada, por exemplo. Dessa forma, a empresa respeita a privacidade do trabalhador após o expediente. O Google revelou também que o foco é vender os aplicativos para empresas.

Pessoalmente, as vezes me assusto com como o Google está presente em nossas vidas, e as vezes a ideia de ter “praticamente” uma única empresa tomando conta de “praticamente” tudo o que fazemos na internet, me deixa um pouco desconfortável. 

E você, qual a sua opinião sobre o assunto?

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.