Conheça o DNF: o novo gerenciador de pacotes do Fedora

Share

Os engenheiros do Projeto Fedora decidiram incluir o DNF, um novo gerenciador de pacotes que é um “fork” do Yum 3.4 (atual gerenciador de pacotes do Fedora), no Fedora 18 codinome “Spherical Cow”.

Antes de mais nada, o Yum (Yellowdog Updater Modified) continuará presente no fedora como gerenciador principal, porém o DNF está sendo inserido como uma solução experimental, devido os benefícios da ferramenta, como maior suporte a linguagens e melhorias de desempenho.

Outra novidade do DNF é a resolução de dependências. O DNF apresentou melhor desempenho,menor consumo de memória e um “resolvedor de dependências” que resolve dentro do RPM também. Na prática o DNF usará as mesmas sintaxes do Yum, porém em back-end ele usa algumas bibliotecas específicas, como a libsolv e a hawkey.

O uso do DNF seria assim:

dnf install [pacote]

dnf update

dnf check-update

dnf upgrade

E assim por diante. A man page (página de manual) do DNF ainda não foi disponibilizada, porém não fugirá muito do que já é usado com o Yum (man page do Yum)

O projeto está no GitHub e pode ser acessado neste link. Lá você encontrará a documentação do pacote, bem como o código fonte escrito em Python. E, se você quiser baixar o fonte (em RPM) do DNF, acesse este link.

Lembre-se que o DNF ainda está em fase de desenvolvimento. Até seu lançamento oficial, algumas coisas podem mudar.

Fique sempre ligado aqui no Seja Livre que iremos liberar as novidades assim que foram lançadas.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.