Conheça algumas distribuições Linux que vão dar vida nova ao seu computador antigo.

Share

A compatibilidade e modularidade inigualável são duas características que destacam o Linux da grande ralé de Sistemas Operacionais. Esses recursos são bons para finalmente reviver seu computador antigo. Qualquer nova distribuição Linux pode ser executada em computadores antigos, sem qualquer upgrade do hardware, mas rodar sistemas modernos em maquinas de uma década atrás é complicado e pode te render algumas dores de cabeça.
Para ter o seu computador de volta você pode até pensar em instalar o Windows 98 ou XP, mas pra quer usar sistemas descontinuados quando você pode usar o que a de mais moderno no mundo dos sistemas operacionais?

Sem mais delongas vamos a lista;

1.  SliTaz
O SliTaz é um sistema bastante rápido e funcional, que possui apenas 35 MB que roda com menos de 50 MB de RAM, e que apresar do tamanho oferece uma interface gráfica super personalizável baseada no Openbox e LXDE. O SliTaz é baseado no Debian e possui mais de 1000 pacotes disponíveis para instalação através do seu próprio gerenciador de pacotes chamado de “Tazpkg”.

 

SliTaz

2. antiX
antiX é uma distro impressionante que pode ser executado no mais manso hardware, e é capaz de rodar até mesmo em um computador Pentium II 266 MHz com meros 128 MB de RAM. Esta Distro Linux é baseada no Debian testing, e é uma distro de rolamento, para que não haja grandes lançamentos, apenas um fio constante de melhorias. A última versão lançada tem, cerca de 720 MB, é uma ótima opção para aqueles que não querem abandonar sua maquina antiga.

 

antiX

3. Slax

Slax é uma distribuição baseada no Slackware que por padrão vem com o KDE. Mas o que vale destacar é que o KDE foi recompilado para conter o menor numero possível de dependências, por esse motivo essa distribuição consegue fazer algo quase impossível, que é rodar o KDE em apenas 256 MB de RAM. Caso você tenha uma maquina mais modesta lançada no período de 2005 a 2007 Slax é a melhor opção.

 

Slax

4Xubuntu

Xubuntu é uma versão oficial do Ubuntu que usa o ambiente desktop XFCE em vez do Unity. Enquanto o Unity requer pelo menos 1 GB de RAM, o XFCE pode se contentar com apenas 256 MB de RAM. Uma vez que o sistema é baseado no Ubuntu, ele irá executar qualquer aplicativo do repositório do mesmo.

 

Xubuntu

 

5. Lubuntu
Lubuntu é a versão mais leve da família Ubuntu. Lubuntu tem como interface o ambiente LXDE, e tem como requisito apenas 128 MB de RAM, tonando-se assim uma boa pedida para os fãs do Ubuntu que não possui uma maquina tão avantajada.

Lubuntu

6. Bodhi Linux

A Bodhi Linux é uma das que mais me impressiona, pois ela consegue compacta leveza, simplicidade e modernidade e um único lugar, sem cobrar um super hardware, Bodhi é bastante personalizável e já vem com um conjunto de aplicações essenciais para uso diário. Para ter essa belezinha só é preciso ter um processador de 300 MHz e 128 MB de RAM.

Bodhi Linux

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.