Confira o teste de desempenho do Kernel Linux da versão 2.6 até a recente 3.4

Share

Este teste foi realizado pela equipe do site Phoronix, utilizando-se o openbenchmarking.org. Foram testados as principais versões de kernel, desde a versão 2.6.39.

Foram usados um notebook Lenovo ThinkPad W510, com um processador Intel Core i7 720QM, HD SSD Intel de 160GB e placa de vídeo NVIDIA Quadro FX 880M graphics, rodando o Ubuntu 12.04 LTS x86_64. As versões do kernel Linux testadas foram as 2.6.39, 3.0, 3.1, 3.2, 3.3, e 3.4, sendo obtidas a partir do repositório padrão de kernels do Ubuntu.

Sistema de Arquivos

Os resultados foram predominantemente alinhados ao se usar o sistema de arquivos EXT4 no HD SSD Intel com todos os kernels testados, no entanto, houve uma melhoria expressiva no kernel 3.2, que está sendo mantida até o 3.4.

Compilação de Pacotes

O teste de compilação também foi bem alinhado, porém notou-se uma diminuição da performance do kernel 3.4 na resposta a compilação de pacotes.

Gráficos

O teste revelou uma estabilidade incrível nos kernel 3.0 e 3.1 utilizando-se o driver Nouveau e OpenGL. Foi ainda utilizado o game Open Arena para elevar o nível de estresse do sistema, e as respostas de todos os kernels tesados foram bastante alinhadas também.

Outro teste importante foi da capacidade de processamento do codec de vídeo x264, que mostrou o kernel 3.4 mais uma vez muito bem preparado para tarefa.

Compressão de Arquivos

O teste de compressão de arquivos foi feito com a ferramenta 7-Zip, e revelou um otimização interessante a partir do kernel 3.2, se mantendo quase que a mesma até o kernel 3.4.

Banco de Dados

O teste de banco de dados foi realizado utilizando-se o PostgreSQL, e o mesmo revelou que os kernels 2.6.39, 3.0 e 3.1, possuem maior estabilidade no tratamento de resposta a DB, enquanto que esta resposta foi muito menor nos outros kernels testados.

Servidor Web

O teste de resposta a servidores web foi realizado utilizando-se o Apache, e revelou que o kernel 3.4 está muito mais otimizado para tarefa, ficando em segundo lugar neste tópico o kernel 2.6.39.

Abaixo você confere algumas imagens dos testes realizados, e ainda pode visualizar o teste completo neste link.

Em geral, o kernel 3.4 não é muito melhor que os outros em termos de desempenho, no entanto o kernel do Linux deixou claro que continua evoluindo modestamente ao longo do tempo.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.