Confira as principais novidades do Fedora 17

Share

A versão Alpha do Fedora 17 “Beefy Miracle”, foi lançada ontem (28 de fevereiro), sendo disponibilizadas para testes em imagens LiveCD com GNOME 3 e KDE.

Como as edições anteriores do Fedora, o Fedora 17 será lançado com vários aprimoramentos de recursos importantes. Alguns serão de interesse apenas para usuários corporativos, enquanto outros serão principalmente para usuários de desktop. Outras características, é claro, são interessantes para ambos. Aqui está uma lista das principais características que os usuários de desktop devem esperar no Fedora 17, quando a versão final estável for lançada em maio (2012):

 

  • Suporte para interface de ligação do NetworkManager – Os usuários serão capazes de configurar um vínculo de interface de rede usando o NetworkManager. Além disso, os usuários corporativos poderão, através do mesmo gerenciador, configurar IP virtuais, bridges e VLANs.
  • Sistemas de arquivos Ext4 com mais de 16 TB – Os usuários serão capazes de criar sistemas de arquivos ext4, o sistema de arquivos padrão em quase todas as distribuições Linux, com mais de 16 TB de dados.
  • Configuração dinâmica de firewall – No Fedora 17, configurações de firewall serão tratadas pela aplicação firewalld, um daemon que irá gerenciar dinamicamente o firewall e aplicar as alterações de configuração sem reiniciar o firewall todo.
  • Multitouch – Todos os elementos fundamentais e necessários para tecnologia multitouch estão implementados nesta versão do Fedora.
  • Zonas de rede – Este recurso trará confiança em nível de classificação para as conexões de rede, tornando possível a aplicação de diferentes perfis de firewall para as conexões de rede, dependendo do seu nível de confiança (deverá ser semelhante ao OpenSUSE).
  • Verificação de qualidade da senha – No Fedora 17, os usuários serão capazes de definir a qualidade ou a força do sistema de senhas de conta de usuário. Além disso, o sistema será capaz de gerar senhas que são pronunciáveis, não a mistura habitual de caracteres alfanuméricos e especiais que somente uma pessoa com uma memória magnética pode se lembrar :)

 

Quer testar o Fedora 17 Alpha? Faça o download dele aqui.

Fonte

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.