Configuração de Redes em sistemas Red Hat Like

Share

Ao instalar o Linux em modo texto, sempre temos alguns problemas mas nada que atrapalhe seu uso, afinal o Linux sempre foi bastante funcional antes mesmo de existir suas GUI’s.

Neste tutorial simples, vamos configurar a interface de rede em modo texto e subir automaticamente durante o boot, é um problema comum quando se instala em máquinas virtuais que não provem DHCP automaticamente, como é o caso do Hyper-V, Proxmox e oVirt como exemplos. Esta é uma receita de bolo somente para Red Hat like, portanto outras distros não funcionarão do mesmo modo.

Antes de iniciar, devemos saber qual editor utilizar e se temos conhecimento sobre o editor a ser usado. Preferencialmente utilizo o NANO (sudo yum install nano -y) e aos que não tiverem, podem utilizar outros editores como o VI (VIM) por exemplo. Sem mais enroladas, vamos começar:

Com permissão de root edite o script de configuração da interface de rede correspondente, no meu caso é a eth0.

# vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethx (onde o x equivale a interface que você quer configurar)

Somente devemos alterar os parâmetros “ONBOOT” e “BOOTPROTO” sendo o primeiro yes ou no. Desça até o final do arquivo e pressione a tecla INSERT do seu teclado: o VI estará em modo de edição.

Altere o parâmetro ONBOOT=no para ONBOOT=yes, em seguida busque por BOOTPROTO=dhcp e escolha se a máquina terá IP dinâmico ou IP estático. Se for servidor, o melhor e correto deverá ser estático portanto deixe-o como: BOOTPROTO=static.

Agora vamos inserir as informações de IP, NETMASK, GATEWAY e DNS. Insira no final do arquivo:

IPADDR=ip.configurado.
NETMASK=mascara.definida (NETMASK pode ser trocado por PREFIX se quiser colocar o tamanho da mascara ao invés do endereço da mesma).
DNS ou DNS1(se houver mais de um servidor DNS)=ip.do.servidor.dns
IPV6_INIT=no(se desejar que a máquina não utilize endereços IPV6.
IPV4_FAILUREFATAL=yes parametro comum do sistema em caso de falha no endereçamento IPV4.

E é só isso, agora pressione Control+C e em seguida pressione “:wq” e dê enter, o script estará salvo. Por ultimo reinicie o serviço network (service network restart) e dê um ifconfig, a sua configuração estará pronta pra uso.

Artigo enviado por Douglas Santos

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.