Conectando Remotamente com o Rdesktop

Share

Rdesktop é um software cliente livre para o serviço RDP fornecido por servidores Terminal Services. Ele permite o acesso a um ambiente Windows a partir de um computador cujo sistema operacional é linux, por exemplo. Foi elaborado para ser usado nas plataformas X do Unix e do Linux.

Através dele você conseguirá se conectar ao um computador servidor que esteja rodando um “xrdp” onde nele estará configurado uma porta de acesso. Com isso configurado você terá que habilitar essa porta e o IP do servidor ou máquina que queira se conectar no roteador.

Feito todos esses procedimentos você conseguirá tanto interno na rede ou até mesmo em rede externa se conectar ao PC alvo.

Os programas que você verá na videoaula abaixo pode ser encontrado e instalado facilmente digitando os comandos no Terminal do seu Linux. A única configuração e acesso deverá ser feito é na rede, onde você precisará do acesso “login e senha” para acessar um roteador, caso seja ele que gerencie sua rede. Assista a videaula que exemplifica algumas coisas:

 

 

Instalar o xRDP

sudo apt-get install xrpd

Verificar/alterar a porta

sudo nano /etc/xrdp/xrpd.ini

Recarregar o serviço xrdp

sudo service xrdp restart

Instalar o Rdesktop

sudo apt-get install rdesktop

Parâmetros do Rdesktop

-a 16 -z -g 800x600

Para mais parâmetros

man rdesktop

Qualquer dúvida não deixe de comentar. Até a próxima…