Como recuperar arquivos excluídos do pen drive

Share

Os dispositivos USB de armazenamento flash, mais conhecidos como pen drive, estão espalhados por todo o mundo. Proliferam os fabricantes e apresentam-se nas mais variadas formas, feitios e capacidades. Não requerem instalação e são muito pequenos e leves, razões pelas quais apresentam tamanho sucesso desde que foram apresentados ao mundo há poucos anos atrás. Na verdade, muito poucas tecnologias tiveram uma expansão tão exponencial como o pen drive. No entanto, mesmo que usados devidamente, assim como qualquer outra unidade de armazenamento, não estão imunes a perda de dados, especialmente quando esses dados são eliminados pelo usuário.

O Recoverit é um software desenvolvido para esse tipo de situações. A sua função é muito simples: recuperar dados. Ele foi desenvolvido ao longo do tempo, tendo por objetivo recuperar dados perdidos no maior número possível de cenários. Arquivos excluídos, Reciclagem esvaziada, formatação acidental, corrompimento, danos na partição, danos na estrutura de dados, exclusão acidental, falha de energia, ataque de vírus? O Recoverit consegue resolver.

Este software é especializado na recuperação de dados. Tanto que, praticamente não existem restrições no que é possível reaver. Fotos, vídeos, músicas, arquivos Word, Excel, PowerPoint, Photoshop, PDF, bases de dados… é uma enormidade de formatos e tipos de arquivos que o Recoverit consegue recuperar.

O seu pen drive é de um fabricante desconhecido? É USB 2.0? É USB 3.0? É USB tipo C? Isso também não é problema. O Recoverit foi projetado para ser compatível com todos os tipos de pen drive e outros dispositivos de armazenamento. Sejam discos rígidos internos, externos, cartões de memória, smartphones ou quaisquer outros, o Recoverit é compatível.

Note que o Windows e Mac são os sistemas operativos mais utilizados em todo o mundo, mas nenhum deles oferece uma solução robusta de recuperação de dados. É isso que o Recoverit promete: um software capaz, eficiente e seguro que consegue recuperar pen drive com a máxima eficácia e sem perda de qualidade.

Vejamos agora como usar o Recoverit para recuperar os arquivos do pen drive:

Primeiro acesse o site oficial e baixe a versão gratuita do software, disponível em versões Windows e Mac e execute o arquivo baixado. Como é habitual, será iniciada a tela de instalação do software. Por favor siga os passos apresentados e depois inicie o aplicativo através do ícone criado na Área de Trabalho. Como pode ver, seguindo a filosofia dos sistemas operativos mais recentes, este aplicativo apresenta as suas funções de forma intuitiva e simples.

Como poderá constar de seguida, o processo de recuperação de dados é igualmente simples:

1 – O primeiro passo é escolher a unidade de armazenamento onde perdeu os dados. Nesta tela inicial são apresentados os vários dispositivos conectados ao computador. Neste caso, selecione o pen drive em questão.

2 – Agora, o software irá desempenhar a sua função e efetuar uma verificação ao pen drive. Esta verificação varre a totalidade da unidade e tem por objetivo detectar dados que foram eliminados, desde que reúnam as condições necessárias para serem recuperados com qualidade. Se o pen drive for muito grande, isso pode demorar algum tempo.

3 – Depois de terminada a verificação, é apresentada uma lista com os arquivos disponíveis para serem recuperados. Existem várias opções para filtrar os resultados, como nome ou tipo de arquivo. Pode também pesquisar por um nome específico, caso ainda se recorde. Além disso, pode clicar em qualquer dos arquivos para o visualizar previamente. Por fim, quando encontrar o arquivo pretendido, selecione-o, clique no botão “Recuperar” e escolha um local para o salvar.

Bastante simples, concorda?

Por último, mas não menos importante, queremos ressaltar o seguinte: evite usar o pen drive assim que perceber que perdeu os dados. Isso é importante porque novos dados poderiam eventualmente substituir os arquivos perdidos. Então, o mais seguro é mesmo evitar usar o dispositivo, ou, no máximo, não salvar quaisquer dados novos.

O Recoverit é uma solução completa de recuperação de dados, que cobre eficientemente todas as fases do processo, desde a detecção do dispositivo até à recuperação com a máxima qualidade. A versão gratuita está disponível para download, e permite recuperar até 100MB. Caso surjam dúvidas, seja livre para visitar e explorar o nosso website, onde pode encontrar vários artigos de ajuda.