Como ligar meu Android sem o botão de power?

Share

Olá Android users!

Hoje vamos comentar sobre um problema que tem se tornado comum na maioria dos novos dispositivos que as empresas tem lançado: o botão de power que parou de funcionar.

Tem se tornado uma tendência entre as fabricantes de smartphones os aparelhos que só vem com 3 botões, o power (bloqueio/desbloqueio de tela) e os botões de volume.

Com exceção da Samsung, que ainda mantém o botão “home” em seus aparelhos, a Motorola (com toda linha Moto e o Nexus 6), a LG (que além da sua linha própria fabrica o Nexus 4 e 5 do Google) e outras tem seguido esta tendência. Por um lado isso é bacana uma vez que eles aumentam o espaço útil da tela e deixam o aparelho muito mais clean. Por outro lado, muitos usuários tem reclamado que seus botões de bloqueio simplesmente pararam de funcionar devido ao desgaste.

Se você é um destes saiba que existem duas saídas. A primeira, que é meio óbvia porém a mais adequada, seria levar seu aparelho na assistência técnica e mandar substituir o botão. Mas fique esperto pois muitos destes lugares tem dito que o problema é na placa-mãe do aparelho (pra cobrar mais pelo serviço), quando se resolveria apenas trocando o botão.

A segunda saída é na verdade um “suspiro a mais” até você trocar o botão do seu aparelho. Ou ainda pode ser a sua salvação no caso do seu Android não ligar mais e você precisar usá-lo com urgência.

Pré-requisitos

Para continuarmos com nossa dica você irá precisar de:

– seu PC;

– um cabo USB;

– habilitar a depuração USB no seu Android;

– ter o bootloader do seu smartphone desbloqueado; e

– ter instalado em seu PC o adb e o fastboot.

As distribuições Linux mais recentes já possuem o adb em seus repositórios. Para Ubuntu 12.10 e posteriores execute o seguinte comando:

sudo apt-get install android-tools-adb

Ou para Fedora 18 em diante:

sudo yum install android-tools

Ou no OSX usando Homebrew:

brew install android-platform-tools

 

A depuração USB é habilitada (dependendo da versão do Android) nas “Opções para Desenvolvedor”, dentro do menu de “Configurações”.

Já o desbloqueio do bootloader do seu aparelho vai depender do modelo dele. Porém em linhas gerais pode ser feito usando o comando abaixo (depois de instalar o android-tools):

Primeiro vamos ver se o adb reconheceu seu aparelho:

adb devices

Se a saída do comando mostrar o serial do dispositivo conectado, reinicie o bootloader com o comando abaixo:

adb reboot bootloader

Agora sim vamos desbloquear:

fastboot oem unlock

 

Ligando o Android com o FastBoot

Estando com os pré-requisitos ok, podemos continuar.

Peque seu aparelho (que deverá estar desligado) e pressione o botão de abaixar volume (volume down) enquanto conecta o cabo USB em seu PC e no smartphone.

Se tudo estiver certo, ao conectar o cabo USB com o botão volume down pressionado, a tela de boot do seu Android deverá aparecer (depende da ROM que você esteja usando, mas geralmente aparecerá uma tela com um bonequinho do Android com a barriga aberta).

Até aqui tudo bem?

Bom, pra ligar seu Android deixe-o com esta tela sendo exibida e vá no seu PC. Abra seu terminal e execute:

fastboot devices
fastboot reboot

Pronto, agora seu Android irá iniciar.

Substituindo a função do botão de bloqueio de tela

Se o seu botão está ruim, com certeza você não deve conseguir bloquear/desbloquear a sua tela. Uma dica que lhe dou é instalar na Google Play o aplicativo Power Button to Volume Button.

Ele é um app bem simples porém “porreta”! Com ele você poderá “acordar sua tela” com os botões de volume e bloqueá-la com um pequeno ícone na bandeja de notificações :)

Outra dica é o App Gravity Screen On/Off, que faz coisas incríveis usando os sensores do seu aparelho. Ele é muito bom também mas gasta uma bateria…