Como fazer Dual Boot entre o Windows 8 e o Ubuntu?

Share

Se você comprou recentemente um PC ou notebook novo que veio com o Windows 8, e tentou instalar o Ubuntu (ou outra distribuição Linux) em Dual Boot nele, já deve ter reparado que não dá… (será que não?!)

Recentemente a Microsoft anunciou que só disponibilizaria o Windows 8 em hardwares que possuíssem UEFI com Secure Boot, que resumindo, são tecnologias que impossibilitam o arranque de sistemas operacionais que não possuem uma chave de segurança em seu carregador de boot (note que a tal chave também é fornecida pela Microsoft).

Dado o fato, algumas distribuições Linux, como o Ubuntu, Fedora e openSUSE, criaram alternativas ou acabaram comprando as chaves da Microsoft para garantirem que seus sistemas pudessem ser carregados em dual boot com o Windows 8. E recentemente a própria Linux Foundation anunciou as suas próprias chaves, totalmente Open Source, para facilitar ainda mais nossa vida (apesar do declarado embargo que a Microsoft tentou impor a LF).

Bom, se você quer saber como instalar o Ubuntu em Dual Boot com o Windows 8 eu sugiro que leia o excelente artigo que o nosso amigo Aprígio Simões escreveu em seu blog, no link abaixo:

– www.aprigiosimoes.com.br

O artigo é muito completo e explica todos os detalhes para você conseguir rodar seu Ubuntu em Dual Boot com o Windows 8 sem nenhum problema…. agora, o ideal é que você migrasse de vez para o universo Linux né :)