Como embutir legendas srt em vídeos, usando o Linux?

Share

Se você costuma baixar filmes e séries, já deve ter se deparado com situações onde precisou embutir arquivos de legenda (.srt) em seus vídeos, correto?

E o que você fez? Se você conectou o notebook na TV, foi fácil: rodou o vídeo no VLC, Totem e etc e mandou carregar a legenda (no VLC, Vídeo >> Trilha de Legendas). Mas e se você não consegue (ou não quer) conectar seu note na TV? O que fazer?

Na dica de hoje vamos mostrar como podemos fazer isso de forma fácil e rápida, usando o nosso bom e velho Terminal, em qualquer distribuição Linux. Vamos lá!

Nós vamos instalar o mencoder: um aplicativo de linha de comando que manipula arquivos de mídia, como alteração de codecs, formatos de exibição e etc.

Abra seu terminal e execute:

sudo apt-get install -y mencoder

No terminal, navegue para a pasta onde os arquivos se encontram. Você pode abrir a janela do Terminal (Ctrl+Alt+T), digitar cd e arrastar a pasta em que arquivo está localizado, logo em seguida, apertando <enter>.

cd ‘caminho/para/o/diretorio/do/filme’

 Depois do terminal acessar a pasta onde estão os arquivos, digite o comando abaixo. Vou utilizar os arquivos do meu print para o comando abaixo, apenas para exemplo. Troque o nome de seus arquivos ao fazer a conversão!

mencoder Tron.Uprising.S01E07.Price.of.Power.720p.WEB-DL.DD5.1.H264-NTb.mkv -sub Tron.Uprising.S01E07.Price.of.Power.720p.WEB-DL.DD5.1.H264-NTb.srt -subpos 90 -oac lavc -ovc lavc -subcp latin1 -o resultado.avi

 A variante subpos é a posição da legenda no vídeo. 0 é no topo, enquanto 100 é na parte inferior. Utilizei 90 por achar uma boa posição para a legenda.

Fonte

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.