Como desabilitar Nepomuk e Akonade

Share

Existem programas que são executados como parte das tarefas do KDE que, provavelmente, não são necessários para a maioria das pessoas que usam este ambiente. Trata-se de Nepomuk e Akonadi. Akonadi também executa várias instâncias ou tópicos, a fim de realizar sua tarefa. Isto exige, por sua vez, várias instâncias do MySQL (mais recentemente bifurcada para MariaDB) banco de dados para executar funções de armazenamento e manipulação de dados.

Esses processos geralmente consumem memória do sistema e recursos de CPU, bem como o tempo adicional, enquanto o KDE está sendo inicializado durante o login do usuário para o desktop.

O que eles fazem?

Estes programas executam as seguintes tarefas.

Nepomuk

O programa nepomuk deve interligar vários, caso contrário, separados programas de desktop KDE e seus dados em um banco de dados unificado. Eu pessoalmente não sou a certeza do raciocínio por trás disso, uma vez que parece adicionar uma grande quantidade de sobrecarga para o que deveria ser o contrário aplicações simples, como e-mail, agenda, notas e calendário.

Para mais informações sobre Nepomuk, consulte Nepomuk na Wikipédia.

Akonadi

Akonadi oferece um serviço de armazenamento unificado para os aplicativos do KDE PIM. Ele usa MySQL ou é bifurcada versão MariaDB como banco de dados back-end.

Desabilite os serviços

A desativação desses serviços é bastante fácil. Note-se que estas etapas devem ser executadas para cada usuário no host. Não há nenhuma configuração global para esses serviços.

Configurações


Nepomuk

Usando o arquivo de configuração

Para editar o arquivo de configuração do Nepomuk diretamente, usar o vi para editar o arquivo nepomukserverrc. No Fedora 18 e versões anteriores, cada usuário tem um arquivo de configuração individual em ~ / .kde / share / config / nepomukserverrc. Em pelo menos Fedora 17 e em versões superiores há um arquivo padrão  em / usr / share / kde-settings / kde-profile / default / share / config / nepomukserverrc que pode ser usado para alterar essas configurações para todos os usuários, o que torna muito mais sentido.

Qualquer que seja a arquivos que são usados ​​em seu sistema, adicione as seguintes linhas para o arquivo, se não existir, ou modificá-los para ficar assim, se eles existem.

Para versões anteriores ao Fedora 17:

  [Basic settings]
 Start Nepomuk = false

 [Service-nepomukfileindexer]
 autostart = false 
Para o Fedora 17 e mais novos:
  [Basic settings]
 Start Nepomuk = false

 [Service-nepomukstrigiservice]
 autostart = false 

Essas entradas evitam que Nepomuk seja iniciado.

Akonadi

Desativar inicialização do banco de dados

Você também deve desativar a inicialização do servidor de banco de dados no arquivo ~ / .config / akonadi / akonadiserverrc. Altere a linha StartServer = true para StartServer = false, conforme mostrado abaixo.

[%General]
 Driver=QMYSQL
[QMYSQL]
 Name=akonadi
 Host=
 Options="UNIX_SOCKET=/home/user/.local/share/akonadi/socket-user.example.org/mysql.socket"
 ServerPath=/usr/libexec/mysqld
 StartServer=true
[Debug]
 Tracer=null
 [user@host akonadi]$ vim akonadiserverrc
 [user@host akonadi]$ cat akonadiserverrc
 [%General]
 Driver=QMYSQL
[QMYSQL]
 Name=akonadi
 Host=
 Options="UNIX_SOCKET=/home/user/.local/share/akonadi/socket-user.example.org/mysql.socket"
 ServerPath=/usr/libexec/mysqld
 <strong>StartServer=false</strong>
[Debug]
 Tracer=null

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.