Com uma rotina cada vez mais conectada, a tecnologia está em tudo

Share

É quase impossível imaginar como seriam os dias atuais sem o acesso à internet e a tanta tecnologia. Estamos conectados em casa, no trabalho, até mesmo na escola ou nos momentos de lazer. De acordo com a mais recente pesquisa TIC Domicílios, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), em 2013, os internautas somaram exatos 51% dos cidadãos, ou 85,9 milhões de pessoas. Com tanta gente conectada, a rotina da família brasileira não é mais a mesma.

Hoje é possível fazer compras de maneira mais rápida e segura, sem sair de casa, por meio de sites de compras ou aplicativos que podem ser baixados nos smartphones, como o OurGroceries, iList Touch, BuscaPé e o Aponta Ofertas. Se é possível comprar, também dá para vender – desde roupas, em brechós virtuais, até móveis, carros e casas, em sites especializados como OLX ou o Bom Negócio. E as facilidades vão além. Há dez anos, era inimaginável fazer uma reunião entre pessoas que estão em lugares diferentes. Hoje as videoconferências são tão comuns quanto as ligações, por meio de aplicativos como Skype e Viber. Na hora da diversão, downloads de filmes, músicas, além dos games online.

E tudo isso também é um facilitador na hora do estudo. Forte detentora da atenção das crianças e jovens, a tecnologia é aplicada nas mesmas aulas onde antes só se via lápis, cadernos e livros. Dispositivos móveis, antes proibidos em sala, hoje são uma extensão do assunto com um método que tem até nome: mobile learning ou aprendizagem móvel em português. Além das lousas interativas e aplicativos desenvolvidos especialmente para educação, como o TED, Wikipédia Móvel e o Aprovado. A tecnologia e a internet estão em tudo.

Para dar conta de tanta tecnologia, acessos, compartilhamentos, uploads e downloads, as operadoras de banda larga e telefonia móvel têm se adaptado a cada tipo de usuário. Algumas chegam a oferecer até cinco pacotes diferenciados para se adequar às necessidades de uma família ou de uma empresa. Um exemplo é o Netvirtua, que oferece pacotes de várias velocidades que chegam até 120 megas. Este último é o sonho de qualquer pessoa que depende da tecnologia no dia a dia: permite downloads, envio de arquivos pesados, games online, vídeos-chats, assistir a filmes, fazer pesquisas e estudar na rede.

E você, consegue se ver “desconectado” do mundo? Acha que os seres humanos estão cada vez mais “viciados” em internet ou tudo não passa de uma necessidade cada vez mais importante?

Aproveite e leia nosso artigo sobre 7 dicas de tecnologia importantes pra 2015

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.