Cara de pau: Microsoft copia recurso de busca do Unity no Windows 8.1

Share

Tem gente que não curte muito as comparações entre Linux e Windows e até entre distribuições Linux. Realmente, se formos parar pra analisar, esse lance de “qual melhor SO” é muito subjetivo, pois existe (e sempre existirá) público para todo tipo de produto. Mas tem coisas que não dá pra ficar calado e fingir que não vimos nada…

Mesmo com o todo ar de superioridade que a Microsoft tem com seu Windows em relação ao Linux, não é de hoje que ela vem “copiando”, mesmo que de forma sutil, implementações dos desktops linux em seus produtos como o Aero Glass do Windows Vista que já existia no Gnome 2.x em 2010. Porém a última dela não foi  tão sutil assim.

aeroglass_blur
Repare na semelhança entre as tecnologias

O Windows 8.1 está sendo lançado com uma “novidade” chamada de Search Heroes, que nada mais é que a Busca Inteligente (Smart Scope) do Ubuntu!! Veja melhor no vídeo abaixo:

Se vocês repararem não existe nada de novidade. É pura e simplesmente o que o Unity do Ubuntu vem apresentando tem desde 2011, praticamente. O Search Heroes funcionará assim como a busca do Unity: terá a capacidade de buscar conteúdos locais e online, apresentando resultados relevantes ao termos buscado como documentos, imagens, videos, músicas e etc.

windows-8-search-hero

Em contra partida existe uma grande chance do Search Heroes ser bem melhor, principalmente no quesito performance, que a Busca Inteligente do Unity uma vez que a Microsoft tem seu próprio motor de busca (Bing) além de diversas fontes de conteúdo.

Bom, agora vamos esperar pra ver o que os grandes veículos de informação sobre tecnologia do país, como Olhar Digital, TechTudo e etc, irão falar do Search Heroes. Será que eles vão dizer que o Windows está copiando o Linux?

 Com informações daqui