Canonical poderá mudar as implementações de privacidade no Unity

Share

Após diversos flames e discussões envolvendo as implementações publicitárias da Amazon no Unity e o anúncio do Projeto Gnome em também implementar publicidades no Desktop, porém dando ao usuário a total liberdade em gerenciar o que quer ou não que seja exibido, a Canonical parece estar preocupada em com as implementações de privacidade do Unity no Ubuntu 13.04.

Em um Bug Report no Launchpad, Mark Shuttleworth revelou as três formas de como a Canonical poderá manipular estes recursos no Raring Ringtail:

  1. Colocar avisos sobre a Política de Provacidade em algum lugar (provavelmente no instalador do Ubuntu)
  2. Adicionar um modo de “navegação anônima” ao Unity
  3. Incluir alternativas de personalização para os escopos e lentes online do Unity

Atualmente já existe a possibilidade de se desabilitar as publicidades no Unity (em Configurações de Sistema >> Privacidade), porém ao desabilitá-las você automaticamente desabilita todas as outras funcionalidades de busca online no Dash. Com relação a avisos sobre a política de privacidade, sinceramente não sei se mudaria muita coisa na prática. Talvez o modo de navegação anônima sim, porém a probabilidade da Canonical escolher a terceira opção é grande.

Unity com Busca Inteligente

Em janeiro deste ano a Canonical anunciou que estaria implementando um sistema de busca inteligente par ao Unity do Ubuntu 13.04, onde as pesquisas do usuário passariam por um servidor central da Canonical e os resultados seriam apresentados segundo os escopos de motores de busca que o usuário teria habilitado, tanto localmente quanto remotamente.

Neste cenário o usuário teria mais de 100 escopos para escolher, os quais provavelmente teriam opções de publicidade mas também de integração do desktop com a web.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.