Canonical anuncia novidades nas buscas do Unity para o Ubuntu 13.04

Share

Eu me lembro que no lançamento do Unity, ainda no Ubuntu 11.04, a Canonical havia dito que o “Unity seria um ambiente de desktop revolucionário”, e realmente isso tem se confirmado a cada dia.

Com a liberação do primeiro Alpha do Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail”, a Canonical anunciou seus planos para as buscas do Unity para esta versão. Segundo um post publicado no blog oficial da empresa, algumas novidades interessantes estão por vir:

  • Lentes inteligentes por padrão: a Canonical percebeu que as lentes são tudo pro Unity, e a necessidade de se incluir mais lentes inteligentes por padrão no Ubuntu (como a implementação da lente de músicas) é latente. Segundo eles, está sendo implementado um novo sistema de busca onde o próprio Dash irá filtrar a palavra buscada e exibirá resultados locais, online e comerciais. Por exemplo, se você busca a palavra “Seja Livre”, o resultado desta busca incluirá tudo que você tem localmente que seja correlato a esta palavra, como música, vídeo, documentos e etc, além de exibir também resultados online relevantes para a palavra, bem como resultados comerciais, ou seja, de produtos que contenham esta tag na Amazon, Ubuntu One Music Store e etc.
  • Compras pelo Dash: ao contrário do que muitos usuários querem, a Canonical irá mesmo investir nos resultados comerciais no Unity. A previsão é que o usuário consiga realizar compras diretamente do Dash, sem a necessidade de abrir um navegador para isso e a transação financeira será, em um primeiro momento, pelo Ubuntu One. Atualmente o Unity retorna conteúdo comercial à partir do Ubuntu One Music Store e da Amazon, porém isso irá se expandir para incluir mais varejistas.
  • Controle do Usuário: apesar de “enfiar conteúdo publicitário nos usuários com uma mão”, com a outra a Canonical quer dar mais controle ao usuário para que ele saiba quais dos seus dados estão sendo coletados, quem está coletando e pra onde isso está indo. Outro ponto importante foi a reiteração de que se o usuário não quiser receber conteúdo comercial no seu Dash, a opção para desabilitar esta função sempre estará lá.

Pra mim o Unity é realmente incrível e nos trouxe possibilidades que nem sabíamos que necessitaríamos, porém sinceramente eu me preocupo com a repercussão destes resultados comerciais no Ubuntu, a longo prazo. Apesar da Canonical já ter deixado bem claro que irá manter a opção de desabilitar tais conteúdos, não enxergo como muito positivo esta implementação. Por outro lado, a Canonical é uma empresa, e como toda empresa ela tem uma visão comercial da coisa. E com certeza, estreitando-se os laços comerciais com grandes nome do mercado online, como a Amazon, o nome do Ubuntu irá muito mais longe.