Buscando informações no linux

Share

O linux armazena vasta informações sobre cada aspecto do sistema, e o que tange aos usuários não são exceção. Neste post iremos conhecer alguns arquivos que podem fornecer informações extremamente útil em relação aos acessos. Então…Vamos ao que interessa !!!

Arquivos de log

Muitos log’s são mantidos em arquivos de texto simples e podem ser exibidos através dos comandos less ou cat. No entanto, tem certas situações que gostaríamos de visualizar as últimas linhas de um arquivo de log:

# tail -p logfile

O comando acima iremos visualizar a última dúzia de linhas do arquivo.

É possível também especificar o número de linhas a serem exibidas, ao invés das dez linhas que o comando adota como default:

 # tail -n 50 logfile

Registro de Usuários

O arquivo /var/log/lastlog gera um banco de dados de todos os logins anteriores. O comando lastlog fornece uma lista completa de todos os usuários que estão atualmente no sistema, incluindo aqueles criados pelo sistema e usados por alguns daemons. Usuários excluídos não são exibidos. Para cada usuário, ele mostra a porta em que estão (ou estavam) logados e a data do último login ou então exibe a mensagem “Never logged in” (“Nunca logado”) – pelo menos, não desde que a senha foi alterada pela última vez.

Com isso demos nosso pontapé inicial em mais uma saga da qual iremos buscar informações de usuários em um sistema linux, próximo capítulo iremos dissecar o faillog.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.