BrowserQuest: o novo MMORPG da Mozilla todo em HTML5 [Game]

Share

A Mozilla lançou um game online que roda completamente dentro de um navegador web: o BrowserQuest, que é uma homenagem a jogos clássicos e foi criado pelos desenvolvedores franceses da Mozilla. Ele é completamente baseado em HTML5 e JavaScript, e pode ser jogado em um PC com Firefox ou Chrome. Inclusive, segundo seus desenvolvedores, também é compatível com o Firefox para Android e iPhone.

O Browserquest pode ser jogado por milhares de usuários ao mesmo tempo, espalhados em vários mundos do jogo, e cada jogador ainda pode conversar com outros usuários e pode também ver quantas pessoas estão atualmente online no seu mundo. Infelizmente, poucas horas após o lançamento, o sistema não parece ser inteiramente capaz de lidar com um nível tão elevado de acessos, pois o jogo às vezes é um pouco “lento para carregar” (com certeza, seus desenvolvedores já estão trabalhando pra corrigir isso).

O jogo foi projetado para demonstrar o que o protocolo de WebSockets de rede pode fazer. Os desenvolvedores explicam que quando o jogo começa, o navegador cria uma conexão com um servidor através de WebSockets. Quatro servidores são os anfitriões de vários mundos do jogo e ainda leitor dos dados que são sincronizados. Dois outros servidores são dedicados a servir apenas os ativos estáticos do servidor de jogo.

Além dos WebSockets, o cliente do jogo também faz uso de Canvas (HTML5) para revestimento 2D e outros elementos também em CSS 3. O bom é que todo o código fonte do projeto está disponível no Github.

Se você quiser gastar alguns minutos brincando com BrowserQuest, poderá fazê-lo aqui nesta página.