Bolsa de estudo do Projeto Fedora

Share
por Luiz Cruz

A Red Hat, pelo quinto ano, abriu inscrições para a bolsa de estudo do projeto Fedora. Esta bolsa de estudo é concedida a estudantes universitários do mundo todo e tem como objetivo incentivar novos desenvolvedores de código aberto.

O prêmio, apesar de tímido, é bem bacana. São 2 mil dólares para cada ano frequentado na universidade. Para nós brasileiros, o valor é equivalente a 315 reais por mês. Há também patrocínio de viagem para a conferência de desenvolvedores e usuários do Fedora (FUDCon). Mas não pense que é fácil conseguir esse empurrão na carreira. O processo seletivo avalia a qualidade e o tempo de todas as contribuições ao projeto Fedora e a outros projetos de software livre, além de requisitar referências da comunidade. Vale mencionar que o comitê avaliador tem a presença ilustre dos ganhadores dos anos anteriores.

A prova de que este modelo pode dar bons frutos é que a Linux Foundation este ano também criou um programa semelhante, o “2011 Linux Training Scholarship Program”. O alto nível dos ganhadores é algo que provoca uma longa reflexão sobre a educação nacional em software. Tem desde desenvolvedor de hypervisor para a arquitetura ARM até exímios programadores em Python e C.

As inscrições já estão abertas e o prazo máximo é 24 de fevereiro de 2012. Inscreva-se pelo site oficial do programa e comece a escovar bits!

 

Fonte:

http://info.abril.com.br

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.