Bandwidth Delay Product…você ainda vai precisar…parte 1

Share

Certos conceitos são importantes para termos massificados, pois em algumas situações eles serão exigidos. Hoje iremos abordar um conceito interessante em relação à eficiência do uso dos recursos de uma rede, conhecido como Bandwidth Delay Product.

BDP ou Bandwidth Delay Product

Bandwith delay product, nada mais é do que o produto entre a banda passante e o delay, que também pode ser interpretado como o tempo em que determinado pacote leva para ir e voltar entre dois nós. Esse conceito também é conhecido como RTT ou round trip time e pode ser facilmente aferido com o uso do ping:

No exemplo acima, podemos verificar o valor de delay presente no parâmetro time. 

Afinal, que raios é esse de BDP ?

Este conceito permite medir e entender a quantidade de dados que podem estar em trânsito em uma determinada rede. Infelizmente, todos os meios possuem suas latências na hora de propagar uma determinada informação. O que queremos aqui abordar, não é somente o meio físico o único culpado, pois os equipamentos intermediários em uma rede e todo esse aparato adiciona o seu próprio atraso em detrimento do processamento que é executado.  Como exemplo, podemos citar um roteador que esteja no caminho entre dois nós.

Com isso demos nosso “pontapé inicial” nesta pequena saga que inicia-se.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.