Atualizando seu LibreOffice para a nova versão liberada

Share

Ontem, 05/12/2012, a TDF liberou uma nova atualização do LibreOffice para versão 3.6.4, a qual você encontra neste link todas as novidades. E se você quer atualizar a versão do seu LibreOffice para esta mas não sabe como fazer ou não quer esperar a sua distribuição liberar a atualização oficial, siga os passos abaixo:

Ubuntu ou Linux Mint

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/libreoffice-prereleases

sudo apt-get update

sudo apt-get dist-upgrade

ou

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-gnome

Fedora, OpenSUSE ou Mandriva

    1. Após baixar o arquivo com os pacotes de instalação, utilize o Nautilus para descompactá-lo em um diretório a sua escolha (seu diretório da Área de Trabalho, por exemplo). Após descompactá-lo, você verá que os pacotes estarão dentro de um diretório chamado LibO_*. Abra uma janela do gerenciador de arquivos Nautilus, e entre nesse diretório.
    2. O diretório contém um subdiretório chamado RPMS. Entre nele.
    3. Clique com o botão direito do mouse dentro do diretório RPMS e escolha a opção “Abrir em um terminal”. Uma janela do terminal será aberta. Nessa janela, digite o seguinte comando (o sistema pedirá uma senha de um usuário com direitos administrativos para executar esse comando):
      • Para sistemas baseados no Fedora:

      su -c ‘yum install *.rpm’

      • Para sistemas baseados no Mandriva, digite os seguintes comandos (digite sua senha de administrador quando solicitado):

      su
      seguido de:
      urpmi *.rpm

      • Para outros sistemas baseados em pacotes RPM (Suse, etc.):

      su rpm -Uvh *.rpm

    1. Os comandos acima fazem a primeira parte do processo de instalação. Para completar o processo, você também precisará dos pacotes para integração com o Ambiente de Trabalho. Para instalá-los, mude para o diretório desktop-integration, dentro do diretório RPMS, utilizando o seguinte comando:

cd desktop-integration

    1. Agora rode novamente o comando de instalação:
      • Se você possui um sistema baseado no Fedora, execute este comando:

      su -c ‘yum install libreoffice3.3-redhat-menus-3.3-1.noarch.rpm’

      • Se você possui um sistema baseado no Suse, execute este comando:

      su -c ‘rpm -Uvh install libreoffice3.3-suse-menus-3.3-1.noarch.rpm’

      • Se você possui um sistema baseado no Mandriva, execute os seguintes comandos (entre com sua senha de administrador quando solicitado):

su

Em seguida, execute este comando:
urpmi libreoffice3.3-mandriva-menus-3.3-1.noarch.rpm

O processo de instalação agora está completo, e você deve ter os ícones para todos os aplicativos do LibreOffice no seu menu Aplicativos/Escritório.

Para Debian e sistemas Debian-Like

    1. Após baixar o arquivo com os pacotes de instalação, utilize o Nautilus para descompactá-lo em um diretório a sua escolha (seu diretório da Área de Trabalho, por exemplo). Após descompactá-lo, você verá que os pacotes estarão dentro de um diretório chamado LibO*. Abra uma janela do gerenciador de arquivos Nautilus, e entre nesse diretório.
    2. O diretório contém um subdiretório chamado DEBS. Entre nele.
    3. Clique com o botão direito do mouse dentro do diretório DEBS e escolha a opção “Abrir em um terminal”. Uma janela do termianl será aberta. Nessa janela, digite o seguinte comando (o sistema pedirá uma senha de um usuário com direitos administrativos para executar esse comando):

sudo dpkg -i *.deb

    1. comando dpkg faz a primeira parte do processo de instalação. Para completar o processo, você também precisará dos pacotes para integração com o Ambiente de Trabalho. Para instalá-los, mude para o diretório desktop-integration, dentro do diretório DEBS, utilizando o seguinte comando:

cd desktop-integration

    1. Agora, rode novamente o comando dpkg:

sudo dpkg -i *.deb
O processo de instalação agora está completo, e você deve ter os ícones para todos os aplicativos do LibreOffice no seu menu Aplicativos/Escritório.