As mulheres do Ubuntu!

Share

Ubuntu-Women é uma equipe que trabalha encorajando as mulheres a contribuir e a desenvolver o Ubuntu-Linux.

“Nosso papel principal será o de complementar e o de fornecer um trampolim para a expansão do mundo Ubuntu-Linux. A adesão é aberta a todos. ”

Um estudo financiado pela CE (2006) resumido no relatório Flosspols, indica que cerca de 1,5% dos membros da comunidade FLOSS (free/libre/open-source software) eram do sexo feminino, contra 28% em software proprietário. O Ubuntu Censo Survey (Junho de 2006) também reflete uma relação semelhante com as mulheres: apenas 2,4% assumem ativamente o voluntariado na comunidade Ubuntu.

Ubuntu-Women é o primeiro passo na tentativa de inaugurar uma mudança, aumentando a visibilidade e a contribuição das mulheres, fornecendo modelos de tutoria e criando oportunidades para a colaboração com novos e existentes voluntários Ubuntu.

“Temos como objetivo proporcionar uma oportunidade para as mulheres que querem se envolver na comunidade Ubuntu, aumentando assim a diversidade no Ubuntu-Linux da seguinte forma”:

–> Encorajando as mulheres a participar e a aprender a criar software FLOSS novo (ou renovar software existente). E não só usar o GNU / Linux, mas integrar versões anteriores e assim aprender mais sobre Linux.
–> Tutoriando mulheres em áreas específicas (tais como técnicas, documentação, tradução e comunicação) para que elas tenham as informações e o apoio necessário para caminhar nessa nova estrada e poder passar por barreiras ou dificuldades e ainda continuar aprendendo e crescendo no mundo Ubuntu-Linux.
–> Proporcionando oportunidades as mulheres que desejam realizar apresentações técnicas, ou falar sobre sua experiência Ubuntu em conferências internacionais e seminários.
–> Organizadando “happy hours” para as mulheres em conferências Linux.
–> Aumentando o número de mulheres que usam Ubuntu-Linux nas formas específicas de cada país, fornecendo uma plataforma para palestras em universidades locais e escolas (o que encorajaria outras a participarem).
–> Discutindo abertamente as questões enfrentadas pelas mulheres e sua participação no Ubuntu (e Linux) e como abordá-las.

“Cadastre-se e apresente-se, mostre seus interesses ou o que você desejaria compartilhar com os outros! Já temos um grupo maravilhoso, com diferentes culturas e ocupações e você está convidado a participar do Mundial Ubuntu conosco!”

{Fontes
www.ubuntu-women.org
http://en.wikipedia.org/wiki/Free_and_open_source_software
}

imagem com direitos autorais

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.