Arch Linux – “É o que você faz”

Share

Muitas distribuições Linux ter tomado o caminho de instalação baseado em GUI fácil, a fim de apelar a um maior mix de usuários. Mas não Arch Linux, que enfatiza a simplicidade da complexidade técnica sobre usabilidade geral.

“Um designer sabe que alcançou a perfeição não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada para tirar.” – Antoine de Saint-Exupéry.

Arch Linux é uma distribuição Linux leve otimizada para arquiteturas i686 e x86-64. Arch possui um sistema BSD init e seu gerenciador de pacotes pacman próprio, e utiliza um modelo de desenvolvimento rolling-release em vez de emitir releases fixas.

Arch gosta de definir-se em torno do conceito de simplicidade, mas Arch Linux não é uma distribuição para o usuário iniciante. Simplicidade, como definido por um usuário Arch, é de cerca de elegância e complexidade técnica reduzida ao nível da configuração do sistema e não é sobre a facilidade de instalação ou a facilidade de uso, embora a facilidade de uso pode ser um útil subproduto do processo de instalação.

Arch não usa um instalador gráfico, e a instalação é um processo guiado projetado para dar o resultado ideal para o usuário individual. O usuário instala um sistema de base leves, usando um instalador baseado em texto. O sistema básico compreende as necessidades básicas: o kernel, o GNU toolchain, bibliotecas e alguns utilitários. filosofia dos desenvolvedores do Arch é que: “A estrutura de base leve construída com padrões de programação alto nível tendem a ter menor demanda de recursos do sistema.”Para este fim: “o sistema básico é desprovido de toda a desordem que pode obscurecer partes importantes do sistema, ou fazer o acesso a elas difícil ou complicado”.

Arch tem “um conjunto simplificado de forma sucinta, comentou: arquivos de configuração limpos, que são organizados para acesso rápido e edição, sem incômodo ferramentas de configuração gráfica para esconder as possibilidades de o usuário”, por isso, “um sistema Arch Linux, portanto, é facilmente configurável para o próprio último detalhe. “

Cada instalação Arch é diferente para cada instalação Arch outros e é definido pela sua elegância técnica e sua aderência às demandas do usuário individual ou conjunto de usuários. O objetivo não é um Linux para cada homem, mas um Linux que é moldado para se adequar as exigências do usuário individual.Assim, como o wiki Arch expressa, a simplicidade no contexto do Arch Linux significa “sem acréscimos desnecessários, modificações ou complicações Em suma;. uma abordagem elegante e minimalista”.

A vantagem dessa abordagem é que uma instalação Arch eficaz se torna o que o usuário deseja do mesmo e, em última análise, “é o que você faz.”

 

 

Fonte: http://www.h-online.com