Aprenda como deixar o seu Gnome Terminal mais Geek

Share

Quem já usou o Linux Mint já pode perceber as mensagens que são exibidas assim que abrimos o terminal. Eu particularmente, acho muito interessante isso, pois tira um pouco daquela imagem “séria e antiquada” que muitos tem do terminal.

No caso do Linux Mint, estas mensagens são exibidas por um pacote chamado fortune. Ele funciona como um “biscoito da sorte” chinês, cada vez que o pacote é invocado, ele traz uma mensagem nova no terminal.

Vamos a instalação:

sudo apt-get install fortunes-br

Por padrão, as mensagens aparecem quando digitamos o comando fortune no terminal. Porém, no nosso caso, vamos editar o arquivo .bashrc para que elas aparecem toda vez que abrirmos nosso terminal.

Para edita-lo, entre na sua /home/usuário e dê um “ctrl+h” para mostrar os arquivos ocultos. Abra o arquivo com o gedit (ou outro editor de texto de sua escolha) e insira na parte final o seguinte:

echo
echo `fortune`
echo

Agora, se você quiser um pouco mais de arte no seu terminal, acesse esse site e crie uma arte em ASCII com a mensagem que você quiser. Esse site é bem interativo e possui diversas opções e fontes ASCII.

Depois de criar a arte, crie um arquivo chamado “arte” no seu diretório /home e copie a arte que você criou no site acima(do mesmo jeito que ele aparece na tela) neste arquivo.

Volte ao seu .bashrc e, no final do arquivo digite:

cat arte

Salve e abra um terminal para ver o resultado!