Algumas funcionalidades do Windows 8 que foram copiadas do mundo Linux

Share

Como já dizia o filósofo: “na vida tudo se copia, nada se cria”…. e se na vida é dessa maneira não seria diferente no mundo dos consagrados Sistemas Operacionais.

Eu como usuário dos dois OS, senti uma certa semelhança entre algumas funcionalidades do UBUNTU/UNITY e do Windows 8, e é sobre esse assunto que vamos falar hoje.

Observe bem as próximas imagens:

Ubuntu
Ubuntu
Windows 8
Windows 8

Qualquer semelhança não é mera coincidência, ao que parece a MS copiou ou melhor dizendo pegou emprestado o sistema de notificações do Ubuntu e a implementou em seu sistema, mas sem perder o jeito Windows de ser.

Agora olhem as imagens abaixo com bastante atenção:

lista-de-aplicativos-metro              757b18337f160c6d05608739eba3f701gnome3-workspaces

Notaram uma certa semelhança entre as duas imagens? Bem ai é o seguinte, a MS pegou emprestado o sistema workspaces do Gnome 3: o workspaces e um sistema que mostra todas as áreas de trabalhos abertas na seção. A MS, pra desfaçar, implementou o sistema de uma forma diferente em seu SO, onde ficava os review dos desktops passaram a ser os aplicativos metro que estava abertos.

Outro recurso que parece ser copiado do linux é o “copiar, mover e renomear”. Alguns dos recursos encontrados nesse novo dialogo do Windows 8 já estavam presentes no gerenciadores Dolphin e Nautilus, do Linux:

WinLin-01-290

 

Eu sempre digo que não se desenvolvem conceitos novos, pois demandaria mais tempo de desenvolvimento e também um certo tempo de aprendizagem do usuário, sem falar que é bem mais fácil vender um produto já difundido do que criar novos recursos do zero.

Aguarde nosso próximo post, que será sobre os recursos copiados do Mac OSx e do Windows que foram implementados no Linux.

E você, conhece mais alguma coisa que foi copiada do Linux no Windows?

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.