Acesse suas máquinas virtuais pelo Dash do Unity no Ubuntu

Share

O uso de máquinas virtuais, além de ser super útil, já se tornou extremamente comum, inclusive com os usuários finais. Soluções como o VirtualBox da Oracle vieram pra desmistificar e popularizar esta tecnologia, e se você usa Ubuntu já reparou que é muito fácil ter máquinas virtuais instaladas no seu sistema.

Mas espera um pouco.. o que é uma máquina virtual?

Máquinas Virtuais, ou VMs (Virtual Machines), são nada mais nada menos que um “um Sistema Operacional dentro do seu Sistema Operacional”, emulado como se estivesse em uma máquina física, com opções escolha da quantidade de memória utilizada, quantidade de processadores e etc. Veja este exemplo da instalação do Vindula no VirtualBox.

Clique aqui e saiba como instalar o VirtualBox no Ubuntu

Muitos usuários Linux, principalmente os gamers, utilizam máquinas virtuais do Windows instaladas dentro da sua distribuição Linux para jogarem games que não rodam no Linux nativamente ou não podem ser emulados através de aplicações como Wine ou PlayOnLinux.

Voltando ao nosso Ubuntu, imagine você poder localizar e abrir suas VMs diretamente do Dash do Unity, sem precisar abrir o VirtualBox, por exemplo? Legal né? Graças a um simples pacote PPA isso é possível…

Após a instalação, clique no ícone destacado na imagem para visualizar as VMs instaladas na sua máquina

Instalação

Para instalar é simples: abra um terminal e siga os comandos abaixo

sudo add-apt-repository ppa:scopes-packagers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install unity-lens-vm

Após concluída a instalação, encerre sua sessão e logue novamente. Ao abrir seu Dash, procupe o ícone em destaque na imagem acima e lá estarão suas VMs. Clique na que deseja abrir e pronto!

Fonte

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.