Acessando servidores com ip dinâmico e No-IP

Share

Muitas vezes não disponibilizamos de um link com ip fixo para fazer manutenção ou simplesmente se conectar remotamente. Para resolver esse problema poderemos criar um host e instalar o daemon do site no-ip.com para poder acessa-los tranquilamente.

Primeiramente entre no site e crie uma conta free (isso se você não quiser contratar algum tipo de pacote:

www.no-ip.org

 

Após criar a conta, logue no site e crie um novo host, no canto esquerdo do seu painel você deve encontrar algo como “Add New Host”. Crie o nome do host como achar necessário.

Após criar o seu host (vou considerar que seja meuhost.no-ip.org), vá na sessão de downloads e baixe o código fonte do no-ip para Linux.

Após baixar o arquivo “noip-duc-linux.tar.gz”, crie um diretório chamado noip e mova o pacote para dentro, após isso basta descompactar e compilar o pacote:

# mkdir noip

# mv noip-duc-linux.tar.gz noip

# tar xvf noip-duc-linux.tar.gz

# cd noip-2.1.9-1

# make

# make install

 

Quando executar o comando make install ele fará algumas perguntas como interface de rede a ser utilizada e e-mail e senha da conta criada no no-ip.org.

Após instalar e configurar o daemon no-ip, tente acessar sua máquina pelo host criado (exige que algum serviço de acesso remoto esteja instalado no sistema):

# ssh meuhost.no-ip.org -p PORTA

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.