A ferramenta ethtool – Parte 2

Share

Depois de uma breve descrição da ferramenta, iremos hoje abordar uma implementação da mesma e conhecer o recurso de offloading e sua ativação.

Recurso de Offloading

O recurso de offloading não influi diretamente no desempenho da rede, mas sim no aumento da disponiblidade do processador frente às tarefas de rede. Quando um pacote chega a uma determinada interface, o sistema operacional precisa realizar uma série de conferências básicas como, por exemplo, realizar o cálculo para conferência da integridade do pacote. 

Na Figura abaixo verifcamos se a interface suporta o recurso:

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao usar o comando, ethtool, é possível inspecionar a interface e identificar quais recursos são suportados. Portanto, uma mesma interface por ter implementados alguns, todos ou nenhum recurso offloading. 

Para cada item de offloading podem ser atribuídos três tipos diferentes de valores que irão denotar a situação do recurso para a placa que está sendo verificada. O item é suportado pela interface e está ativo ao apresentar o valor on. 

Já o valor off indica que o valor é suportado, mas não está ativo no momento. Os itens que não são suportados são identificados através das mensagens: operation not supported, udp large send, udp fragmentation offload.

 

Ativando alguns recursos 

Os itens tcp segmentation e udp fragmentation são usados para liberar a CPU da carga adquirida ao separar um mesmo datagrama ou segmento (UDP ou TCP) em pedaços menores para que possam trafegar por meio em que o MTU* é menor que o tamanho do pacote que fora criado.

MTU* – Maximum Transfer Unit, permite trafegar maiores porções de informação de uma só vez.

Ativar ou desativar as opções de offloading com o uso do utilitário ethtool, é muito simples:

 

 

 

 

Na figura acima, foram executados dois comandos: o primeiro para ligar o recurso tso e o segundo para ativar o ufo. A ativação decorre ao utilizar o comando não retornar nenhuma mensagem, entretanto, se o recurso não for suportado, irá retornar na saída a mensagem: operation not supported.

Maiores informações execute o comando abaixo :

# man ethtool

 

 

 

 

 

 

 

Positividade e Força Sempre !!!