Verificando a Versão do Pacote DEB

Share
banner

As vezes eu costumo baixar alguns pacotes DEB que eu vá utilizar em outro computador para poupar tempo ou até mesmo para não encher o sistema de PPA’s. Porém com o tempo os pacotes recebem atualizações de versões e o pacote que eu baixei anteriormente ficará obsoleto ou vou ter que atualizar para a próxima versão assim que o mesmo for instalado.

Assim de tempos em tempos eu baixo o pacote para poder seguir a mesma linha atualização. Porém alguns pacotes DEB quando você baixa direto do site, apenas vem escrito o nome do pacote e não contém nenhuma informação a mais, a não ser a da arquitetura que ele rodará. Fazendo uma comparação com os arquivos executáveis do Windows, que você encontra alguma informação sobre a versão nas propriedades do executável, seria interessante ter essa facilidade no pacote DEB.

Enfim a videoaula de hoje vamos aprender a fazer essa verificação de versão de pacote, na linha de comando. Não se preocupe é bem simples.

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Um cara de gosta de tecnologia e astronomia. Comecei a me interessar pela área de informatica por motivos de aprendizado e profissionais, quando comprei meu primeiro computador, um Pentium 166. Hoje em dia além de trabalho é um hobby. Tenho formação em Design Gráfico, Hardwares, Redes, Linguagem Java e fuçador em outras linguagens. Sou graduado em Gestão em Tecnologia da Informação. Atualmente sou mantenedor do blog e do canal "Flávio Dicas", onde abordo diversos assuntos relacionados a Linux.

  • Yuri Fontella

    Uma pergunta que foge um pouco do tópico… Qual programa tu utilizou para gravar da webcam e qual para gravar o desktop? Valeu.

    • @yurifontella:disqus o programa para fazer a gravação do desktop(tela) é o Simple Screen Recorder e a visualização da webcam eu utilizo o pacote “guvcview”

      Desculpe a demora em te responder…

      Valeu

      • Yuri Fontella

        Tranquilo… obrigado por responder.