Valve fala da sua experiência com o Linux e já planeja seu futuro

Vinícius Vieira 04/04/2013 3
Valve fala da sua experiência com o Linux e já planeja seu futuro
Share

Na última conferência de desenvolvedores da NVIDIA, a Valve falou sobre as experiências que adquiriu em portar seus games para Linux, e ainda confirmou que o Android será a próxima plataforma à ser alcançada.

De acordo com a Valve, o Linux e os mercados de jogos móveis estão crescendo rapidamente, por isso eles estão trabalhando no Android e focaram desde o ano passado no Linux. Eles também falaram sobre algumas diferenças entre o desenvolvimento para Android e Linux, apesar do que o foco atual da empresa está no Linux + OpenGL, afim de deixar o motor do Steam tão maduro quanto possível.

O Linux é um trampolim para o mercado móvel. É muito complicado  portar diretamente qualquer jogo baseado em x86-Direct3D para Android. Porém se esse game já funciona no Linux, portar para o Android é relativamente simples.

Os slides da palestra da Valve no evento estão disponíveis aqui. E se você quiser ficar mais por dentro do que a Valve pensa sobre o assunto,  acesse este link onde um dos desenvolvedores da Nvidia (que está trabalhando com a Valve no port dos games para Linux) fez uma sessão de perguntas e respostas.

É interessante ver que o Linux está ganhando força e espaço no mercado através de iniciativas de empresas que, como o Google, a Valve e a Canonical, decidiram mostrar ao mundo que é possível se ter em um ambiente Linux todas as facilidades que os usuários já estão acostumados e/ou que precisam.

Um “mundo digital livre” seria o ideal, porém temos que colocar o pé no chão e ver que a demanda da nossa era tecnológica é a integração de ambientes híbridos. Não importa o SO que você e eu usemos, o importante é podermos compartilhar conteúdo e informação de igual pra igual.

Fonte

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.