Valve deverá liberar protótipo do Steam Box nos próximos meses

steamboxjan1
Share
banner

Em entrevista a BBC, Gabe Newell, presidente da Valve, anunciou que nos próximos 4 meses a empresa espera liberar os primeiro protótipos do Steam Box (que foi anunciado na CES 2013 com o nome de “Piston”), afim de disponibilizá-los para testes dentro da comunidade gamer.

A empresa também afirmou que o console terá os mesmos games que são disponibilizados para Windows, Mac e Linux, porém infelizmente ainda não anunciou o preço sugerido para o console.

Sobre o sistema

Especula-se (apesar de ser quase óbvio) que o Steam Box rodará Ubuntu ou alguma versão “Ubuntu Core” (um Ubuntu bem básico, otimizado especialmente para o Piston), tendo em vista que a Valve anunciou que seu console rodará Linux, além de ser parceira da Canonical e ter ingressado no universo Linux através da mesma. Porém uma pergunta fica no ar: será que “esta versão do Ubuntu que o Steam usaria” rodará com o novo Servidor Gráfico do Ubuntu, o Mir?

Segundo Michael Larabel do Phoronix, é muito improvável que a Valve aposte em uma plataforma que não está totalmente estável, como é o caso do Wayland (se comparado ao X.org, é claro), ou em uma plataforma ainda em desenvolvimento, como é o caso do Mir. Provavelmente, ao menos nesta primeira versão, o Steam Box virá com o X.org mesmo.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.