Uma visão computacional das redes sociais

Share
banner

As redes sociais são um fenômeno incontestável. Facebook, Twitter e Google+ são algumas das que agregam milhões de usuários, mas há também inúmeras que sequer decolam. As grandes redes sociais possuem um número de usuários ativos que se aproxima de um terço da população mundial e são usadas para os mais diferentes propósitos: interação social, jogos, promoção de empresas, marketing, entre outros.

A interação entre os usuários caracteriza uma rede complexa de conexões entre pessoas e grupos, e a análise destes meios de comunicação e interação social consiste em um desafio computacional significativo.

Pensando nisso, o autor Ademir Gabardo lança pela Novatec Editora o livro “Análise de Redes Sociais – Uma visão computacional”, que aborda os aspectos computacionais das redes complexas, suas métricas, algoritmos e como proceder à análise desse tipo de rede. Unindo teoria e prática, são apresentados exemplos, softwares e ferramentas para a análise de redes sociais, incluindo suas características e fenômenos.

Muitas das teorias do livro ultrapassam a análise das redes sociais e oferecem um horizonte amplo de possibilidades aos analistas de redes complexas. Pesquisadores e estudantes de ciência da computação encontrarão também informações valiosas sobre as redes sociais em “Análise de Redes Sociais – Uma visão computacional”.

 

Sobre o autor:

Ademir Cristiano Gabardo é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e mestre em Engenharia da Computação pelo programa de pós-graduação em Computação Aplicada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Bioinfo). Atualmente, é pesquisador e estudante de doutorado na Universidade de Newcastle (UoN), na Austrália. Como autor, publicou os livros CodeIgniter Framework PHP (2010) e PHP e MVC com CodeIgniter (2012), ambos pela Novatec Editora.

unnamed

Você pode adquirir este e outros títulos da Editora Novatec com 20% de desconto na loja virtual da editora, usando o cupom SEJALIVRE. Aproveite!

 

Imagem: via Shutterstock

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.