Uma nova era se inicia com o Ubuntu

Ubuntu_penguin_v1_by_linksan
Share
banner

(Artigo enviado pelo leitor Jailton Cardoso)

Cotado como uma das distribuições Linux mais famosas do mundo, o Ubuntu esta cada vez mais próximo das pessoas, tendo em vista que sua desenvolvedora, a Canonical, vem conduzindo a missão de levar o sistema a vários lugares do mercado, como desktops, notebooks, servidores, celulares e tablets (que eu não vejo a hora pra colocar em meu smartphone), dentro das nossas TVs e etc.

Ubuntu Touch

Sem dúvidas o Ubuntu Touch, que nada mais é do um “Ubuntu para celulares e tablets”, foi um grande passo para nós, amantes do Software Livre.

No dia 02 de Janeiro de 2013 a Canonical fez o tão esperado anúncio dessa grande marca que vai agora para nossos bolsos. Pelo o que eu venho lendo na mídia especializada, são até agora boas críticas em torno do sistema: que está sendo divulgado como algo prático, rápido e legal de se usar! Sim legal de se usar. Engraçado isso, pois pra maioria dos “medievais” (desculpe a expressão) que acham o Linux algo de nerd, cheio de códigos inúteis. Saiba que vocês não sabem o que estão perdendo .

Esta aí o grande concorrente do iOS e do Android sem a menor sombra de dúvidas, pois pra mim, o terceiro lugar que é do Windows Phone vai ser facilmente superado pelo Ubuntu Touch. Você concordam?

Steam para Linux

Foi como eu disse no último tópico. Algumas pessoas ainda dizem que o Linux é uma coisa sem graça: eu tenho pena de vocês.

No dia 20 de dezembro de 2012 a gigante do mundo dos jogos, a VALVE, fez um grande anúncio para a comunidade do software livre: o Steam agora roda oficialmente no Linux, isso mesmo! Você poderá jogar CS (que sou fã) no seu Linux, e claro, muito mais!

A “loja pra Linux” só deve crescer cada vez mais, isso tudo pra mim é reconhecimento e reconhecimento inteligente, pois assim podemos ver que o Linux esta sendo olhado com novos olhos, e o Ubuntu faz parte disso.

Vocês devem pensar: nossa esse cara é fã do Ubuntu e não está nem aí pra outras distro – não é assim. Pra não fugir um pouco do nosso foco, temos que colocar e reconhecer que o Ubuntu esta ajudando bastante a Comunidade Linux como um todo!

Futuro do Ubuntu

Pois bem, esse vai ser meu último tópico desse artigo, pois se eu for falar aqui das grandes inovações que hão por vim, terei que escrever um livro (na verdade penso em fazer isso um dia) porque temos ainda vários assuntos como a Ubuntu TV e a escolha do Ubuntu como SO oficial da China, a futura maior potência do mundo, dentre outros. Isso é maravilhoso, vocês não tem ideia!

Pelo o que eu vejo esse ano vai ser um ano de construção e no próximo ano (2014) ai sim vai ser um ano do Linux, em especial do Ubuntu, pois podemos ver a chegada do grande e aguardado Ubuntu Touch para Tablets e Smartphones em todo globo.

Nós falamos e falamos aqui do Ubuntu para diversos cenários e esquecemos de um velho amigo: o PC. O Ubuntu Desktop ainda é um dos principais projetos da Canonical, tendo em vista que a mesma tem a pretensão de que 5% de todos o mundo dos PCs e Notebooks vão sair rodando o Ubuntu. Isso é uma maravilha!

Vale lembrar que a ideia de Mark Shittleworth, CEO da Canonical, é chegar em 200 milhões de consumidores no total até, no máximo 2015. Então acho que só nos resta esperar para que o Ubuntu faça valer, todos os esforços de desenvolvedores do mundo inteiro que passam horas e mais horas fazendo algo para ajudar nossa comunidade de milhões de pessoas. Vamos esperar 2014, pois muita coisa boa ainda vem por aí!


 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.