Últimos ajustes para o lançamento do novo Ubuntu!

Vinícius Vieira 24/08/2011 0
Share

bannerFaltam 2 meses para o lançamento da próxima versão do Ubuntu, o sistema operacional Linux que mais ganha usuários ao redor do mundo. Mas muitas das mudanças que os usuários estão esperando agora estão se tornando aparentes. Em um post recente,  Mark Shuttleworth presidente da Canonical, descreve algumas dessas mudanças.

Uma das grandes mudanças na Oníricas é a introdução de um novo escopo que eventualmente irá substituir os usuais lugares, que ligam a itens como diretório home do usuário, seus documentos e seu disco rígido. Serão um conjunto de filtros personalizados que podem pesquisar e gerenciar dados de uma variedade de fontes.

Mudanças painel

Outra mudança na interface do Ubuntu é que o painel na parte superior da tela é agora a sede permanente do botão de fechar para qualquer aplicação a ser utilizado.

Shuttleworth diz que este novo recurso ainda está em desenvolvimento e tem sido assim para as versões teste do Ubuntu. “Mesmo que tivéssemos uma boa idéia de onde estávamos indo, cada passo necessário para ser tomada uma versão de cada vez.

O Ubuntu também introduziu uma versão do modelo Unity que forneceu uma versão 2D para máquinas menos potentes e uma versão 3D para os mais capazes. Shuttleworth diz que tem havido muito progresso nesta área e as interfaces 2D e 3D estão agora mais estreitamente alinhadas.

“Eles agora compartilham uma boa quantidade de código comum e serviços comuns e … erros comuns. Mas agora estamos no ponto em que podemos estar confiantes que a experiência com o Unity está disponível para uma gama completa de hardware, de leves sistemas clientes  feito de ARM ou Atom CPU para CADstations com grande quantidade cavalos de força GPU. “

Thunderbird, Linux 3.0

Ubuntu 11,10 incluirá também o kernel 3.0 Linux por padrão. Isto irá adicionar suporte para uma ampla gama de chipsets sem fio e suporte expandido para drivers wireless.

Uma mudança igualmente bem-vinda para muitos usuários serão a chave para o Thunderbird como cliente de email padrão. Thunderbird vai substituir o Evolution, que foi ao longo a aplicação de e-mail padrão.

Outra mudança será a inclusão do Gnome 3.0. Embora a Canonical decidiu mudar a sua própria interface para o padrão, o projeto Gnome continua a avançar com o seu ambiente de trabalho 3,0 Gnome, que é uma partida igualmente radical das versões anteriores.

A primeira versão beta do Ubuntu está prevista para 01 de setembro. A versão final está prevista para 13 de outubro.

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.