Ubuntu 12.10 poderá dar adeus ao Nautilus

ubuntu-12-10-quantal-quetzal
Share
banner

Tendo em vista as polêmicas mudanças recentes no Nautilus 3.6 (o gerenciador de arquivos padrão do Ubuntu e do Gnome) e a não aceitação em massa destas mudanças por parte dos usuários, algumas distribuições criaram forks do projeto, e outras estão pensando na hipótese de fazer o mesmo, como é o caso do Ubuntu.

Nautilus 3.6 em um Ubuntu 12.10 italiano

Enquanto a equipe de desenvolvimento do Linux Mint partiu para um fork do Nautilus, o Nemo, os desenvolvedores do Ubuntu estão pensando em fazer um downgrade no Ubuntu 12.10,  da versão 3.6 do Nautilus para a versão 3.4 (atual versão do Nautilus no Ubuntu 12.04).

Nemo no Linux Mint 13

Porém o assunto não se encerra ai. A Canonical está interessada em se aliar aos projetos de forks do Nautilus, como o Nemo do Linux Mint e o Marlin, que já é um fork do famoso do Nautilus e muito utilizado, como por exemplo no ElementaryOS. A decisão ainda não foi tomada (ou pelo menos divulgada) e tudo indica que os dias do Nautilus no Ubuntu estão contados, a não ser que a Canonical queira andar pra trás e manter a versão 3.4 no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal, apesar da mesma ser mais interativa que a nova versão.

Marlin rodando no Ubuntu 12.04 do Orgulho Geek

Agora é esperar pra ver…

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.