Trabalhando com yum history – parte 1

fedcenred
Share
banner

Em ambientes de TI, sempre tem aquele “administrador” de redes que gosta de realizar configurações de serviços e instalação de pacotes desnecessárias. É óbvio, não é uma prática recomendada e algumas vezes envolve prejuízos enormes. Apresentaremos para os administradores de servidores baseados na distribuição Red Hat uma forma de buscar informações detalhadas no seu histórico com yum history.

yum history

O comando yum history permite aos usuários consultar informações sobre operações já realizadas, tais como, datas e horários em que elas ocorreram, número de pacotes afetados e bem – sucedidos. Além disso, este comando pode ser usado para desfazer ou refazer algumas operações.

Listando todas operações

yum history

yum history list package

Visualiza somente transações de um pacote específico.

Captura de tela de 2013-02-19 21:22:53

Visualizando todas as informações de um ID:

# yum history info

 

Listar as 5 primeiras operações:

Captura de tela de 2013-02-19 21:32:13

 

Visualizar um resumo das últimas operações realizadas:

Captura de tela de 2013-02-19 21:35:36

 

Com isso,  iniciamos um estudo sobre o yum history. No próximo post apresentaremos outras funcionalidades. Até Breve !!!

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Entusiasta Linux e Antigomobilista. Deividson é um dos co-fundadores do Seja Livre, e atualmente é Editor de conteúdo e Consultor de Mídias Sociais do Blog Seja Livre. É usuário Fedora e Embaixador do Fedora no Brasil.