SQL e Teoria Relacional

Share
banner

A linguagem de programação SQL pode ter diversas dificuldades e armadilhas para os mais descuidados. Mas este é um problema que pode ser solucionado caso o desenvolvedor compreenda e saiba colocar em prática a teoria relacional.

O livro “SQL e Teoria Relacional”, de C. J. Date – um dos maiores nomes da área de banco de dados -, publicado pela Novatec Editora, explica a teoria relacional em profundidade com exemplos e exercícios que o leitor pode aplicar diretamente no seu uso de SQL.

“SQL e Teoria Relacional” inclui material sobre consultas recursivas, novos operadores de atualização e tópicos como operadores agregados, agrupamentos e desagrupamentos e atualização de views.

Diversas dúvidas sobre o SQL são solucionadas pelo livro, como:

  • Por que a nomenclatura correta das colunas é tão importante?
  • Nulos em seu banco de dados estão fazendo com que você receba respostas erradas. Por quê? O que você pode fazer quanto a isso?
  • É possível escrever uma consulta SQL para encontrar funcionários que nunca estiveram no mesmo departamento por mais de seis meses de cada vez?
  • SQL suporta “comparações quantificadas”, mas é melhor evitá-las. Por quê? Como você as evita?
  • Restrições são de importância crucial, mas a maioria dos produtos SQL não oferece suporte adequado a elas. O que você pode fazer para resolver essa situação?

O livro se preocupa em apresentar a abordagem mais atualizada de SQL disponível.

  1. J. Datetem um prestígio único na área de banco de dados. Escritor prolífico, muito conhecido por seu best-seller Introdução a Sistemas de Bancos de Dados(editora Campus), tem um estilo excepcionalmente claro ao escrever sobre teoria e princípios complexos.

unnamed

E você pode adquirir este e outros títulos da Editora Novatec com 20% de desconto especial para os nossos leitores, usando o código SEJALIVRE na loja online da editora: www.novatec.com.br

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.

  • Peterson Pascoal

    Nossa incrível o livro, li o capítulo que é disponibilizado para consulta e posso dizer que o conteúdo é bom. O livro traz conceito e o “porque das coisas” ajudará bastante nos meus estudos de Teoria relacional e SQL, mais do que recomendado.