Sou novo no Ubuntu e não acho o Gerenciador de Tarefas

monitor
Share
banner

Novato no Ubuntu? E gostaria de saber onde fica o Gerenciador de Tarefas? É simples.

Há uma ferramenta chamada “Monitor de Sistema” que cumpre o mesmo papel que o “gerenciador de tarefas” do Windows. Nele é mostrado os processos, o uso de cpu, de memória, entre tantas coisas. E você pode até atribuir o atalho, Ctrl + Alt + Del, a ele.

Primeiramente, vamos verificar se nosso o sistema possui o Monitor de Sistema, abrindo o terminal(Ctrl + alt + T) e executando o seguinte comando:

gnome-system-monitor

Caso ele não eteja instalado, como resposta aparecerá algo parecido como:

gnome-system-monitor: não encontrado

E a maneira mais rápida de instalá-lo é com o comando:

sudo apt-get install gnome-system-monitor-y

Depois de tudo verificado, abra, Configurações do Sistema > Teclado > Atalhos > Atalhos Personalizados.

Clique no sinal de “+”, para adicionar um atalho e preencha a janela com o nome de sua preferencia.  No comando coloque, /usr/bin/gnome-system-monitor.

Agora você pode atribuir um novo atalho, no caso o Ctrl + Alt + Del (ou qualquer outro atalho de teclado) para o Monitor do sistema.

Pronto, agora você tem um atalho para seu Monitor do Sistema, e você pode ver o uso do processador, da memória, as informações gerais do sistema, ou terminar algum processo.

Artigo enviado por Yuri Paropat

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Este artigo foi enviado por um de nossos leitores. Se você quer ter algum artigo seu publicado aqui no Blog Seja Livre, envie-nos um email para contato@sejalivre.org e teremos o maior prazer em publicá-lo. Talvez esta seja a sua oportunidade de se tornar conhecido na web!