Seu projeto precisa de uma hospedagem melhor? VPS, Dedicado ou Cloud Gerenciado?

Share

Um dos problemas de se ter um site muito popular, se é que isso pode ser chamado de problema, é que quando os acessos são muito altos o seu servidor atual nem sempre aguenta o tranco e começa a apresentar problemas, as vezes são apenas pequenas quedas em horários de pico, mas com o tempo pode se tornar mais frequente e o problema ser ainda maior, já que as quedas podem acabar influenciando negativamente os seus resultados nas buscas.

Uma dúvida bem comum na hora de contratar uma nova hospedagem de site é sobre como escolher o seu próximo plano, já que os básicos não vão mais comportar o seu projeto. Dando uma olhada nos planos atuais oferecidos pelas empresas de hospedagem, você acaba em dúvida quando encontra dois dos serviços mais indicados, um servidor dedicado e um servidor virtual privado, o popular VPS. Nesse texto, vou explicar melhor as diferenças e semelhanças entre os servidores para te ajudar a definir qual é o melhor para você.

O primeiro ponto importante é que você precisa entender o seu projeto antes de procurar um novo serviço, conhecer o seu tráfego, os momentos de pico, o quanto de recursos você precisa, como banda e espaço em disco, e tudo isso vai compor a sua necessidade básica, o que o seu projeto precisa para funcionar sem problemas. Não adianta comprar qualquer plano acima do seu se você nem ao menos sabe como ela vai realmente ajudar a melhorar o seu processamento.

Existe também o serviço de Revenda de Hospedagem, mas para entender melhor, resumidamente, o serviço de revenda de hospedagem é ideal para clientes que estão abrindo o próprio negócio de hospedagem de site ou agências de marketing digital. Com isso, o usuário pode comprar um espaço de revenda para usar. Já os servidores VPS e os servidores dedicados são opções para quem precisa de um ambiente isolado para desenvolver e produzir os seus produtos. Podendo ser usados como serviços de hospedagem de site, aplicações, envio de e-mails e plataformas web.

 

Confira também: Melhor Hospedagem de Site

 

Servidor Dedicado

Apesar da diferença de preço significativa, os servidores dedicados devem ser vistos como um segundo passo para o crescimento de uma empresa. Muitas empresas têm a transição da hospedagem de site compartilhada para os servidores dedicados como um caminho natural de crescimento.

Com o crescimento, mais e mais clientes estão visitando a sua aplicação, site ou blog, solicitando mais recursos da sua hospedagem, ter um servidor mais robustos e cheios de recursos é um diferencial que não faz parte dos planos básicos de hospedagem, por isso elas não suportam mais a demanda. Para acertar é preciso saber o momento certo de fazer essa migração. Não existe uma regra como um número específico de domínios hospedados para você migre os seus serviços, o que define de fato é a percepção sobre o que você precisa para sua empresa.

O ponto de destaque do servidor dedicado é que você contrata um servidor bem robusto e completo e ainda pode alocar outros sites. A probabilidade de um servidor dedicado falhar também é bem menor, tudo é monitorado e ajustado a sua necessidade, o que faz do serviço um produto que irá atender perfeitamente o que você precisa.

Outro ponto que deve ser observado é que o servidor dedicado requer um profissional capacitado para administrá-lo. Alguns planos destes são vendidos sem serviço de gerenciamento, o que faz necessária a contratação de um administrador da plataforma. Em outros casos, o servidor é bem funcional e já vem com painel de controle instalado, mas os problemas virtuais ou instalação de softwares são de responsabilidade única e exclusiva do cliente, o que indica a necessidade de conhecer bastante esse tipo de serviço antes de migrar para ele. Com essa necessidade, muitas empresas investem em soluções para esses empreendedores, chamadas de serviços de gerenciamento, que é uma mão na roda para pessoas que não tem tanto dinheiro para investir e não tem conhecimento técnico para administrar um servidor dedicado.

 

Servidor Virtual Privado (VPS)

O VPS é indicado para quem precisa de um ambiente único e isolado para rodar suas aplicações que necessitem de recursos que não são suportados em hospedagens compartilhadas. Um servidor VPS lhe dá autonomia para fazer diversos tipos de modificação, hospedando o seu site num ambiente exclusivo. É possível instalar o banco de dados que desejar, desde que ele seja suportado pelo sistema operacional do servidor, também é possível ter quantos softwares ou sistemas você precisar, dentro das limitações do plano é claro.

O VPS é indicado para clientes que querem hospedar suas aplicações num ambiente mais seguro, isolado de outros clientes, mas que não precisam de toda robustez de um dedicado. É possível customizar o firewall do seu servidor da forma que você precisa, sem necessidade de depender da liberação de IPS por uma equipe como acontece em outros planos de hospedagem.

 

Nem VPS, nem Servidor Dedicado, já viu o Cloud Gerenciado?

Quando pensamos nas vantagens e desvantagens dos dois serviços, logo percebemos que podemos seguir a linha de aumento nos custos do serviço iniciando dá hospedagem compartilhada, passando para a VPS e finalizando com o investimento um pouco maior nos servidores dedicados. Quando a necessidade de mais processamento chega, você não tem muito para onde correr se quiser manter a qualidade do seu site e atender sem problemas os seus visitantes. Mas e se você pudesse ter toda a segurança que ambos oferecem, a performance do servidor dedicado com a facilidade do VPS, e tudo isso com um investimento ainda mais em conta, essa é a proposta do Cloud Gerenciado.

Com esse serviço você tem um misto entre esses dois principais serviços e consegue os mesmo resultados junto com a segurança de ter profissionais altamente capacitados para tomar conta de toda a parte técnica, dessa forma você não precisa de conhecimento nessa área e nem mesmo contratar mais profissionais só para atender essa área, essa é uma grande vantagem.

Quando utilizar cada um dos três

Revenda: Agências web ou para pessoas que querem revender hospedagem e tenham um conhecimento mínimo em programação. Os servidores de revenda têm custo mais baixo e boa estabilidade.

VPS: Ideal para quem precisa de um ambiente customizado e mais seguro, e tem mais conhecimento sobre programação. Tem estabilidade alta e um preço mais baixo que um servidor dedicado.

Dedicado: É indicado para quem precisa de alta performance, com muita disponibilidade, desempenho e segurança, em contrapartida é necessário conhecimento técnico para gerenciá-lo. A estabilidade é superior aos outros servidores e o preço também é mais elevado.

Cloud Gerenciado: É a melhor opção para quem precisa dos recursos de um dedicado mas com o investimento mais em conta de um VPS, oferece performance, isolamento dos recursos, segurança garantida, tudo que você possa precisar para o crescimento do seu projeto.

Agora que você já sabe o que cada serviço oferece e como escolher o melhor, não perca tempo e comece a planejar a sua mudança, não deixe que os problemas comecem a aparecer.

 

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.