Senhas de Servidores X Adminstradores. E agora?

Share
banner


Quem trabalha com servidores sabe como é… E sabe mesmo: qual é a senha de root?

É quase impossível gerenciar um servidor sem a senha de root… E se forem muitos servidores? E se forem muitos administradores, em uma empresa de médio porte, controlando muitos servidores? Como controlar todas as senhas? Como ter uma boa política de troca de senhas todas as vezes que funcionários trocarem de função ou trocarem de empresa? E se eles também souberem de outras senhas não ligadas a sua função inicialmente prevista?

Ficou pensativo? Conhece um amigo que tem uma empresa e também passa por isso? Apresento-lhes F13-CN (seus problemas se acabaram-se!… como dizia Seu Creysson).

Devido a todos os “dissabores” vividos pela rotatividade de funcionários, pela ineficiência na geração de logs em determinadas tarefas e pela complexa tarefa de gerenciar muitas senhas para múltiplos servidores é que a equipe da F13 Tecnologia criou o F13-CN. Vale a pena conferir o que essa solução concebida sob licença GPL faz:

Definição do F13-CN:

F13-CN é um proxy SSH que implementa regras de ACL, logs de todas as atividades na sessão ssh, monitoramento em tempo real e outros.

Características do F13-CN :

  • Gestão das senhas de acesso aos servidores.

O sistema faz a gestão das senhas dos servidores. Desta forma os administradores não precisam ter conhecimento de usuários e senhas administrativas dos servidores, apenas de seu próprio login e senha. Ao conectar, o usuário terá um menu com todos os servidores, ao optar por um destes, o sistema estabelecerá a conexão sem a necessidade de interação para o informe de senhas.

  • Base de dados de usuários centralizada.

O F13-CN utiliza uma base de dados baseado em OpenLDAP para a centralização dos usuários que irão acessar os servidores, desta forma, quando um usuário for desligado da empresa, basta desabilitar seu login na base ldap que o mesmo perderá o acesso a todos os ativos.

  • Log de acesso.

Todas as ações dos usuários são registradas em log possibilitando auditorias e pesquisas posteriores.

  • Monitoramento em tempo real.

O gestor poderá monitorar as sessões de acesso remoto em tempo real, acompanhando o trabalho de sua equipe técnica inclusive com a possibilidade de interação.

  • Persistência de sessões.

O sistema mantem sessões abertas mesmo após a desconexão do usuário, permitindo a continuidade do suporte após uma possível perda de acesso seja esta prevista ou não.

  • Controle de acesso por ACL’s

O sistema permite o controle de acessos dos usuários em 2 niveis:

Usuário X Servidor -> Onde é possível especificar quais servidores o técnico terá permissão de acesso

Usuário X Tempo -> É possível especificar em quais períodos (dia/hora) o técnico poderá conectar no servidor.

  • Acesso escalonado

Não importa a quantidade de servidores que você necessite conectar antes de chegar ao servidor final, o F13-CN tratará as dependências da maneira adequada conectando nos servidores que se façam necessários até chegar ao objetivo.

Download –> aqui <– e o suporte é dado pela própria empresa: comercial@f13.com.br

fontes:

http://www.f13.com.br

http://sourceforge.net/

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • Bruce

    Interessante. Vou recomendar!