Resolvendo problemas de áudio nos vídeos do Google Chrome [YouTube]

Captura de tela de 2013-04-03 14:59:48
Share
banner

Bom, recentemente foi lançada a atualização do navegador Google Chrome para a versão 26, e quem atualizou deve ter ficado surpreendido com a uma mensagem que diz:

O Google Chrome parou de ser atualizado e não oferece mais suporte para esta versão de seu sistema operacional. Cliquei no link no canto da mensagem “saiba mais”.

E agora??

Fique tranquilo. O motivo desta mensagem, sinceramente eu não sei mas o Google continua sim mantendo suporte paras as distribuições Linux, e provavelmente este bug deverá ser corrigido em breve. Porém, se você tentou acessar o YouTube por estes dias, também deve ter reparado que os vídeos estão sendo reproduzidos com uma espécie de “lag” (pequenos travamentos consecutivos) no áudio.

Para resolver os problemas de áudio nos vídeos do Google Chrome, você deve seguir os passos abaixo:

1º Instalar o Pulse Audio

O Pulse Audio é um conjunto de bibliotecas de áudio para sistemas Linux, e encontra-se presente na maioria dos repositórios oficiais das principais distribuições.

Se você usa Debian, Ubuntu ou alguma distro que use o APT como gerenciador de pacotes, instale o Pulse Audio com o comando abaixo:

sudo apt-get install pulseaudio

Se você usa Fedora, CentOS ou alguma distro que use o YUM como gerenciador de pacotes, instale o Pulse Audio com o comando abaixo:

yum install pulseaudio

Se você usa o openSUSE, instale o Pulse Audio com o comando abaixo:

zypper pulseaudio

Se você usa o Arch Linux ou alguma distro que use o PACMAN como gerenciador de pacotes, instale o Pulse Audio com o comando abaixo:

pacman pulseaudio

2º Alterar o Buffer de áudio no Chrome

Após a instalação do Pulse Audio, vamos configurar um buffer padrão de exibição do áudio no nosso navegador. Para isso (se você usa Gnome, KDE ou LXDE), você deve procurar o lançador do Google Chrome no seu sistema e alterar o caminho do comando de execução do Chrome, inserindo no final o seguinte parâmetro:

–audio-buffer-size=2048

Ficando assim:

chrome_lancador

Se você usa o Ubuntu (Unity), o processo é um pouco mais complicado, porém também é simples. Abra o arquivo /opt/google/chrome/google-chrome.desktop com o GEdit, assim:

sudo gedit /opt/google/chrome/google-chrome.desktop

Procure a linha Exec=/opt/google/chrome/google-chrome %U e deixe-a assim:

Exec=/opt/google/chrome/google-chrome %U –audio-buffer-size=2048

Captura de tela de 2013-04-03 14:53:00

Pronto, seus problemas foram resolvidos!

(artigo enviado por Felipe Rozellio, com alguns acréscimos da nossa redação)

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

  • Jaime

    Resolveu meu problema no Ubuntu 12.04 Chromiun…tava lagando no Youtube! vlw