Quer testar o novo Firefox OS? Leia, baixe e experimente!

b2g_1_small
Share
banner

Firefox OS é o Sistema Operacional móvel mais aguardado pela comunidade do software livre. O Android, apesar de ser livre e aberto, ainda tem algumas restrições de licença e patentes que a Google sismou de inserir nele, o que deixou toda a comunidade de certa forma frustrada.

O anúncio de uma “nova plataforma móvel” (que na verdade não é tão nova assim, só mudou seu nome de Boot to Gecko para Firefox OS, e já vem sendo desenvolvida a algum tempinho) está esquentando, não só a comunidade do software livre, como o mercado de smartphones e tablets.

A equipe de desenvolvimento do Firefox OS liberou uma versão do sistema para instalação em PCs (muito parecida com a plataforma de desenvolvimento do Android, a Android SDK) e está incentivando testers e desenvolvedores a experimentarem sua novidade. Por trás desta iniciativa, é claro a intenção de incentivar desenvolvedores de apps a começarem a pensar nesta nova plataforma.

Uma visão comercial? Creio que sim, tendo em vista que o SO móvel da Mozilla mudou de Boot to Gecko para Firefox OS, visando a aceitação do mercado.

Se você que testar o Firefox OS, comece lendo este artigo e depois faça o download da aplicação conforme descrito abaixo (abra seu terminal e digite):

git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia

make -C gaia profile

/home/USUARIO/b2g -profile gaia/profile

Não se esqueça de trocar USUARIO pelo seu nome de usuário no seu PC.

Fonte

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.