Quatro dicas para otimizar o Unity do seu Ubuntu

Vinícius Vieira 25/03/2013 4
Quatro dicas para otimizar o Unity do seu Ubuntu
Share

banner

Apesar das implementações que estão sendo realizadas no Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, todos sabemos que as últimas versões do Ubuntu apresentaram cada vez mais um Unity “pesado” e que requer mais recursos de máquina, o que infelizmente pela realidade do nosso país, nem todos podemos ter.

Nós já comentamos aqui no Seja Livre sobre algumas melhorias que você pode fazer no seu Ubuntu para deixá-lo bem mais rápido, e é fato: estas dicas realmente funcionam!

Hoje abordaremos mais algumas dicas simples para você otimizar ainda mais o Unity do seu Ubuntu. Vamos lá:

1º Desinstalar algumas funções do Unity que não usamos

Eu sempre comento que o que mais me apaixonei no Unity foram as possibilidades de lentes com incríveis integrações a serviços web, como por exemplo o próprio web apps do Ubuntu 12.10 (que não chega a ser uma lente) ou as lentes de música e vídeo. Porém nem sempre nós usamos estas tais lentes e se você tem um PC um tanto quanto desprovido de recursos, lhe aconselho a retirá-las para melhorar o carregamento do seu Unity.

Nesta dica iremos remover algumas lentes que são fantásticas porém que podem se tornar muito indesejáveis em hardwares menos potentes, como por exemplo a Lente de Música, Lente de Vídeo, Lente Comercial (essa nem deveria vir no Ubuntu né… rs), Lente de Fotos e Lente do Gwibber. Para isso abra seu terminal e execute:

sudo apt-get autoremove unity-lens-music unity-lens-photos unity-lens-gwibber unity-lens-shopping unity-lens-video

Caso você ainda queira manter alguma delas, edite o comando acima antes de executar.

2º Instalar o Compiz Config Settings Manager

Existem ferramentas incríveis para customização e personalização do Ubuntu, porém o Compiz consegue ser o mais personalizável de todos (apesar da última versão ser bem mais limitada do que a anterior).

Com ele podemos configurar, por exemplo, a velocidade de carregamento das funções que rodem OpenGL. É fantástico!

Abra seu terminal e execute:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Após a instalação abra o Compiz, vá na seção “Geral” e selecione o filtro “OpenGL”. Na opção “Filtro de textura” deixe marcado “Rápido”.

Captura de tela de 2013-03-25 12:51:06

3º Instalar o Preload e o Prelink

Como já comentamos anteriormente aqui no Seja Livre, existem duas ferramentas simples, de texto, que otimizam muito o carregamento de aplicações. Leia o procedimento completo da instalação, além de conhecer as vantagens das mesmas, neste post:

Dicas de Otimização do Ubuntu: fazendo seu Ubuntu Voar

4º Trocar o uso da Swap pelo zRam

zRam… taí mais uma coisa que deveria vir como padrão no Ubuntu. Enfim, a zRam aumenta a a performance do seu sistema por simplesmente evitar a paginação de disco em dispositivos de bloco comprimido na memória RAM (saiba mais aqui).

Para instalá-lo e habilitá-lo, abra seu terminal e execute os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram

sudo apt-get update

sudo apt-get install zramswap-enabler -y

Conclusão

Existem várias maneiras de se otimizar seu Ubuntu. Muita gente deixa de usá-lo simplesmente pela desculpa de que ele está lento, pesado e etc, porém se esquece que nenhuma distribuição Linux vem totalmente pronta para as nossas necessidades. Isso é liberdade, isso é Linux!

E você, conhece mais alguma implementação que podemos fazer pra agilizar mais nosso bom e velho Ubuntu? Compartilhe conosco abaixo!

PUBLICIDADE

Clique Aqui

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.