Quatro dicas para otimizar o Unity do seu Ubuntu

ubuntu-13-04-interna-2
Share
banner

Apesar das implementações que estão sendo realizadas no Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, todos sabemos que as últimas versões do Ubuntu apresentaram cada vez mais um Unity “pesado” e que requer mais recursos de máquina, o que infelizmente pela realidade do nosso país, nem todos podemos ter.

Nós já comentamos aqui no Seja Livre sobre algumas melhorias que você pode fazer no seu Ubuntu para deixá-lo bem mais rápido, e é fato: estas dicas realmente funcionam!

Hoje abordaremos mais algumas dicas simples para você otimizar ainda mais o Unity do seu Ubuntu. Vamos lá:

1º Desinstalar algumas funções do Unity que não usamos

Eu sempre comento que o que mais me apaixonei no Unity foram as possibilidades de lentes com incríveis integrações a serviços web, como por exemplo o próprio web apps do Ubuntu 12.10 (que não chega a ser uma lente) ou as lentes de música e vídeo. Porém nem sempre nós usamos estas tais lentes e se você tem um PC um tanto quanto desprovido de recursos, lhe aconselho a retirá-las para melhorar o carregamento do seu Unity.

Nesta dica iremos remover algumas lentes que são fantásticas porém que podem se tornar muito indesejáveis em hardwares menos potentes, como por exemplo a Lente de Música, Lente de Vídeo, Lente Comercial (essa nem deveria vir no Ubuntu né… rs), Lente de Fotos e Lente do Gwibber. Para isso abra seu terminal e execute:

sudo apt-get autoremove unity-lens-music unity-lens-photos unity-lens-gwibber unity-lens-shopping unity-lens-video

Caso você ainda queira manter alguma delas, edite o comando acima antes de executar.

2º Instalar o Compiz Config Settings Manager

Existem ferramentas incríveis para customização e personalização do Ubuntu, porém o Compiz consegue ser o mais personalizável de todos (apesar da última versão ser bem mais limitada do que a anterior).

Com ele podemos configurar, por exemplo, a velocidade de carregamento das funções que rodem OpenGL. É fantástico!

Abra seu terminal e execute:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Após a instalação abra o Compiz, vá na seção “Geral” e selecione o filtro “OpenGL”. Na opção “Filtro de textura” deixe marcado “Rápido”.

Captura de tela de 2013-03-25 12:51:06

3º Instalar o Preload e o Prelink

Como já comentamos anteriormente aqui no Seja Livre, existem duas ferramentas simples, de texto, que otimizam muito o carregamento de aplicações. Leia o procedimento completo da instalação, além de conhecer as vantagens das mesmas, neste post:

Dicas de Otimização do Ubuntu: fazendo seu Ubuntu Voar

4º Trocar o uso da Swap pelo zRam

zRam… taí mais uma coisa que deveria vir como padrão no Ubuntu. Enfim, a zRam aumenta a a performance do seu sistema por simplesmente evitar a paginação de disco em dispositivos de bloco comprimido na memória RAM (saiba mais aqui).

Para instalá-lo e habilitá-lo, abra seu terminal e execute os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram

sudo apt-get update

sudo apt-get install zramswap-enabler -y

Conclusão

Existem várias maneiras de se otimizar seu Ubuntu. Muita gente deixa de usá-lo simplesmente pela desculpa de que ele está lento, pesado e etc, porém se esquece que nenhuma distribuição Linux vem totalmente pronta para as nossas necessidades. Isso é liberdade, isso é Linux!

E você, conhece mais alguma implementação que podemos fazer pra agilizar mais nosso bom e velho Ubuntu? Compartilhe conosco abaixo!

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.