Projeto GNOME quer conquistar o mundo com Gnome 4.0 e Gnome OS

gnome OS
Share
banner

Está acontecendo na Espanha a conferência GUADEC (GNOME Users and Developers Conference), que começou na quinta-feira passada (26) e vai até essa quarta (01). E como já era óbvio, as principais novidades sobre o Projeto Gnome já começaram a chegar.

Enquanto alguns desenvolvedores e usuários do Gnome estão focados no Gnome 3.6, outros desenvolvedores pensam muito mais à frente. O Gnome 4.0 foi um dos temas principais do evento, juntamente com o GNOME OS, e de acordo com a declaração será lançado até março de 2014.

De acordo com Xan Lopez e Juan Jose Sanchez, principais desenvolvedores do Gnome OS, nem todos estão felizes com o iPhone ou com o Android, e as outras alternativas abertas, como Maemo e o Meego, tem deixado ainda mais a desejar.

O Projeto espera dar um grande salto com o Gnome 3.8, e em seguida completar o trabalho com o GNOME 4.0 até março de 2014, onde também teremos o nascimento do Gnome OS: um Sistema Operacional móvel construído em torno das tecnologias do Gnome (veja aqui os designes propostos pro Gnome OS).

O Gnome 4.0 SDK está sendo implementado para facilitar o desenvolvimento para o Gnome OS, e os desenvolvedores também estão procurando um hardware que suporte o Gnome OS pre-instalado. O foco do Projeto Gnome é criar um modelo de negócio para algum hardware móvel, como serviços em nuvem e uma App Store.

Design de tela de desbloqueio para o Gnome OS

Pelo que tudo indica, não teremos muitas novidades a nível de desktop com o Gnome 4.0. As mudanças e novas implementações deverão vir no Gnome 3.6, e possivelmente até a versão 3.8, como já tem sido anunciado.

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+. Se você usa ORKUT, nós também estamos lá, inclusive no IDENTI.CA e Linkedin.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes. É usuário Ubuntu e membro do LoCo Team Ubuntu-BR-SP e da Comunidade Ubuntu-BR.