Prezi pra Linux? Sim! Conheça o Sozi

Share

Quem não sabe o que é uma apresentação de slides? Mesmo que você nunca tenha montado uma, com certeza já viu uma apresentação, não é mesmo?. Durante muito tempo os recursos que existiam para se fazer, tanto as melhores quanto as piores apresentações, eram o PowerPoint (no caso do Windows), o Impress (no caso do Linux) e alguns outros softwares menos relevantes.  Porém isso era antigamente…

O Prezi é uma ferramenta online para se criar apresentações animadas que usam conceitos de zoom e movimentos espaciais, e que realmente trazem vida à sua apresentação. Porém apesar de ser uma poderosa aplicação, ela é paga e, obviamente, tem código fechado.

Pensando nisso, o engenheiro francês Guillaume Savaton desenvolveu sob licença MPL 2.0 o Sozi, uma incrível ferramenta open source para criação de apresentações que usam os conceitos de zoom e movimentos espaciais, assim como o Prezi (site do projeto: http://sozi.baierouge.fr | Wiki do projeto: http://sozi.wikidot.com/ )
Abaixo temos um exemplo de uma apresentação criada com o Sozi

 

Usabilidade

Para se criar apresentações com o Sozi você deve criar um layer em SVG como o Inkscape ou usar um dos layers de demonstração deste link. Feito isso, você inicia a aplicação e cria os “slides” (espaços do SVG onde estará o conteúdo de cada passo da sua apresentação) e os movimentos entre estes “slides”. Mais informações sobre a criação dos layers aqui.

 

Instalação

O Sozi pode ser instalado como plugin do Inkscape (conforme este tutorial) porém eu prefiro baixar o tarball da aplicação e rodar ele em separado (a versão do plugin que instalei no meu Inkscape não funcionou muito bem). Para isso, baixe o tar.gz neste link do Github e siga o passo-a-passo de instalação abaixo (substituindo o {version} pela versão do pacote que você está baixando:

tar xzf Sozi-{version}.tgz
sudo ./Sozi-{version}/install/install.sh
sozi

 

Particularmente já fiz algumas apresentações com o Sozi e achei ele uma excelente alternativa ao Prezi. E você, o que achou?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.