Morre André Gondin, um dos ícones do Ubuntu no Brasil

Share
banner

Morreu aos 24 anos um dos ícones do Software Livre no Brasil: André Gondin.

André era um dos líderes da tradução do Ubuntu para o Pt-BR e fazia parte do Conselho Ubuntu Brasil, além de escrever em diversos blogs de Linux e Software Livre.

Leia a matéria que Gleidson Lacerda escreveu sobre André Gondin abaixo:

 

“André Gondim, deixa esposa, pais, família, amigos, colegas, fãs. Lutou contra a fibrose cistica desde criança, deram 8 meses, 2 anos, 5 anos… aos 24 veio o transplante e ele sobreviveu (casou-se com Ana Luiza no mesmo ano).

Graduou-se, estava posgraduando. Trabalhou em empresas de primeira linha como UOL e Terra (até quebrou meu galho e tirou minhas férias na Gfarias). Deu cursos, palestras, militou no software livre. O Ubuntu, Gnome e tantos outros projetos devem muito das traduções e coordenação de equipe de André.

Deixou a certeza que existem milagres e eu pude conviver com um, embora breve foi o tempo. Lembro quando eu fui conhecer o namorado de AnaLu, sai de lá com um amigo de infância que você só conhece depois de adulto.

No hospital quando íamos visitá-lo durante alguma crise as pessoas deveriam dizer “que amigos insensíveis que ficam fazendo farra, rindo e se divertindo no apartamento do hospital”. Era ele que fazia a bagunça, sorria com os dentes trincados de dor, mas não murmurava, reclamava ou se desesperava. Contava piada e aliviava a preocupação dos que amavam ele… e como era impossível não amar.

Alguns dias depois do transplante, usando uma conexão 3G e o notebook ele escreveu no seu blog “sudo aptitude vida nova”. No texto ele escreveu: “fui entregue então a Jesus duas vezes, uma porque o nome do melhor cirurgião é José Jesus Camargo e o outro é o filho do Pai”. Como brinquei com ele sobre isso “Jesus é o Roteador, o IP e o TTL e ninguém vai ao Servidor senão por Ele”.

Estrelas também morrem e André morreu. Partiu para a Vida após a vida, essa ponte desconhecida, certa e próxima a qualquer um de nós. O que mais me impressiona quando penso em DD é que não era medo da morte, era amor pela vida que fazia ele batalhar e luta sem descanso. Quando conheceu AnaLu eu testemunhei outro milagre, amor verdadeiro. Quantas poesias à Lua a lua testemunhou?

Estrelas morrem, algumas se dispersam e deixam apenas uma super anã ou gravitam em si mesmas e são buracos negros. Mas estrelas com massa impensável como André foi, morrem para gerar novidade no universo. A supernova decorrente de sua morte ainda gerará várias outras estrelas em outras nuvens interestelares.

Como disse Jesus, a quem André se entregou duplamente, “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

 

 

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.

  • Pingback: Episódio Especial: André Gondim – Ubuntu Brasil | Podflix()

  • Thiago Moreira

    #luto, perdemos um visionario e amante do software livre! Descanse em paz amigo.

  • Nossas ações são o que ficam.. após ler isso mesmo não tendo conhecido o André, me comovi. Ficou a inspiração para muitos outros jovens. esse vai ajudar muito no céu.


  • Paula Ugalde:

    #Triste
    Façam uma Compilação de seu trabalho tão importante! E publiquem um livro, e-book! Todo homem gostaria de deixar um legado a humanidade. E seu trabalho tinha essa essência.
    Neste ano não pudemos desenvolver um projeto com tecnologias porque o TI daqui não sabia nada do LINUX e não foi capaz de ajudar na parte técnica. Essa é a realidade de algumas escolas no interior do Brasil, porque não se ensina em cursos. E os alunos que são prejudicados…
    [ ]‘s

  • #Triste :(
    Façam uma Compilação de seu trabalho tão importante! E publiquem um livro, e-book! Todo homem gostaria de deixar um legado a humanidade. E seu trabalho tinha essa essência.
    Sabem, este ano não pude desenvolver um projeto com tecnologias porque o TIs daqui não sabia nada do LINUX e não foram capazes de ajudar na parte técnica. Essa é a realidade de algumas escolas no interior do Brasil, porque não se ensina em cursos. E os alunos que são prejudicados…
    [ ]’s

  • Cícero

    Não sabia fiquei assustado agr com a notícia. É uma pena!!! Grande nome do movimento livre no Brasil!!! Descanse em Paz!!!

  • Ronaldo

    Estou convencido de que vivemos
    novamente e que os vivos emergem
    dos que morreram e que as almas
    dos que morreram estão vivas.

    Sócrates (469-399 A.C)

  • Aos familiares e amigos, meus sentimentos. A galera Ubuntu e comunidade Linux agradece pela excelência no trabalho praticado por ele. Fique com DEUS André Gondin.

  • Com certeza uma perda grande para o mundo do software livre, quantas vezes eu procurei por artigos do Ubuntu e sempre achava uma resposta em suas explicações, agora fica a rica lembrança deixada por este gênio que, com certeza, tem muitos admiradores, deixo também o meu abraço forte em todos os seus familiares. Deus fortaleça a todos. Obrigado André Gondin.

  • Essa noticia mim deixou surpreso e triste.
    Um cara fantastico!
    Parabéns André, vida longa a sua memoria!

  • Que todos os seus e os que ele conviveram lembrem-se que enquanto esteve entre nós fez toda a diferença, até mesmo aos que como eu, não o conheceram pessoalmente mas pelo que ele compartilhou! Ele não foi só estrela, é um cometa que deixa um rastro de luz em nossa obscura sociedade: digital e real!

  • Luciano Seibel

    Apesar de não conhece-lo conhecia seu trabalho através do blog que mto li …
    Minhas condolências a este verdaderio “ser humano”.

  • Marcos Esposito

    Grande perda para o pinguim. Meus sentimentos a família.

  • Muito triste…espero que as mensagens de apoio possa confortar um pouco a familia, fica aqui um agradecimento em especial pela bela trajetória de vida do grande André Gondin…..oramos por vc

  • Marcelo Chiga

    tive a honra de ter o Gondin como monitor em um curso, infelizmente até agora não me caiu a ficha….. esteja em Paz André pois pode ter certeza que tudo que fez aqui na Terra pelo nosso mundo(LINUX) jamais será esquecido….

  • Alessandro

    POXAAAA nem acreditei quando recebi a noticia por email fiz o meu primeiro curso de linux com esse cara… muito boa pessoa!

    minhas condolencias!

  • Marcelo

    Condolências sim, tristeza não!!! Nosso amigo se foi para mais uma viagem em sua evolução, como espíritos eternos sempre temos o que aprender dentro ou fora da matéria. Aos que ficam, siga-mos seus exemplos de boas amizades,companheirismos e doação ao próximo, essa última coisa está muito em falta em nosso planeta a muito tempo.

    FAÇAMOS PARA ELE MUITAS ORAÇÕES….

    PARA A FAMÍLIA ORAÇÕES PARA QUE DEUS PREENCHA O VAZIO QUE FICA, MAS COM A CERTEZA DO REENCONTRO EM OUTRO PLANO

  • Joca Liberato

    Grande guerreiro! que seu exemplo de vida dedicada à Liberdade nos guie em frente!

  • Marcos Santos

    Olá pessoal, algumas das coisas que precisamos nesse momento é de consolo e de respostas a perguntas como porque ele morreu ( parece que os bons são os que mais sofrem), onde ele está?
    Eu encontrei essas respostas no artigo no link abaixo:
    http://watchtower.org/t/bh/article_06.htm
    Eu percebi que realmente fazem sentido as informações contidas alí, e passei a ter esperança de reencontrar e conhecer pessoas com mentes brilhantes como o André.
    Saudações a todos!

  • José Carlos

    Ele vai fazer falta. Não dá nem para acreditar!!

  • tiago

    Poxa, quando comecei no mundo linux em 2006 li muitas coisas escritas por esse cara …

    Meus pêsames . . .

  • Paulo Fernando

    Tive a oportunidade de estudar com meu amigo Dedé por 3 ou 4 anos, porém devido a distância não nos vimos há mais de 10 anos. Mas a pouco tempo, eu consegui seu telefone e consegui falar com ele, rir e dizer que foram ótimos tempos. Bons churrascos em sua casa…
    Fica com Deus meu velho…

  • Estou aqui realmente triste com a notícia, estes últimos meses perdemos grandes nomes da área da informática, alguns muito comentados, outros nem tanto, porem espero que onde ele estiver, saiba que seu nome está na lista dos grandes.

  • Vai fazer muita falta para a Comunidade e para os Usuários Linux.

  • Stanley Mulford

    Minhas sinceras condolências à família.
    Este menino será sempre um ícone no mundo Linux (Ubuntu).
    Tenho a certeza de que estará ajudando nossos irmãos em outro plano.
    Deus o chamou para que não sofresse mais com este corpo físico já um tanto desgastado pela doença.
    Seja eternamente feliz amigo nerd! Permaneça ao lado do Criador de tudo isso!
    Que a paz reine em seu ambiente novo André!

  • Renezito Junior

    Obrigado pelo tempo que passou entre nós, parabéns pela alegria, e dedicação. Que sejamos sempre como ele pregou, livre é aquele que é feliz com a alegria do outro. SER LIVRE é abrir os kernels do coração e da verdade e compartilhar sempre. Paz e Bem!

  • Puxa vida, que coisa… :(
    Que haja o Consolo que vem dos Céus sobre a família e amigos nesse momento tão difícil…

  • muito triste… sem palavras

  • Aqui é o Renato Monteiro, autor do blog Freelinux-br.blogspot.com.
    Gostaria de deixar registrado aqui, em primeiro lugar, meus sentimentos pela morte do André Gondim, desejando meus mais sinceros pêsames aos que ficam (esposa, pais).
    Em segundo lugar: a comunidade Ubuntu perde o seu maior representante no Brasil.
    Ouvi uma vez uma frase: “ninguém é insubstituível”. Diga-se de passagem que esta frase NÃO se aplica a Andre Gondim.
    Com minhas orações, descanse em paz.

  • Julio Neves

    Perdemos um excelente técnico e um grande amigo. Isso não me parece ser justo a essa idade. Estou triste demais.

  • Não o conheci pessoalmente, mas como me ajudou durante a transição de Windows para Linux em 2009! Se tornou uma espécie de celebridade do mundo Linux para mim e, pelo que vi, com o passar do tempo, para muitos.

    Meus sinceros sentimentos à família e amigos, já na certeza de que ele está em paz junto de Deus.

  • É realmente uma grande perda! Cresci muito no GNU/Linux lendo as dicas dele na internet.
    Meus sentimentos sinceros à família. Que Deus os abençoe neste momento triste de perda.

  • Luis Alberto

    Um grande cara! Merece ser lembrado sempre.

  • Chipalinux

    nos veremos no céu, meu irmão! Numa hora dessas, Jesus deve estar te mostrando os servidores que sustentam todo o universo, qual é a linguagem de programação interestelar, a Sala dos Armazenamentos Eternos, e o melhor de tudo isso, a energia que sustenta todo o universo: o Amor de Deus!

  • #Luto, grande perda! Meus sentimentos a família e amigos. O mundo perde mais um lutador!

  • Meus sentimentos a todos da família e da família linux, que cada vez mais vem crescendo devido as pessoas como “ANDRÉ” . Vamos continuar sua luta por um mundo livre !
    Adeus!

  • Luís Fonseca

    Guerreiro, vamos sentir sua falta!

  • Estou em choque. Fiquei sabendo ainda pouco. Perdemos um ícone aqui no Brasil. Sempre via ele comemorando os meses depois do transplante no Twitter.

    Descanse em paz André Gondin.

  • uma perda inestimavel , todo aquele que faz parte da familia softlivre, Linux Forever, é sempre uma peça importante para o grupo. Mas fazer o que a vida continua.

  • Paulo Cordeiro

    Deus Eterno e missericordioso, acolha-o em sua nova morada.

  • Claudio Terra (Cbterra)

    Meus sinceros Sentimentos à Familia desse grande amigo……super gente com todos…deixará muitas saudades….

  • Há chamas que nunca se apagam; apenas convertem sua energia para brilhar em outra dimensão.
    Nosso inspirador amigo, André Gondim, está agora brilhando na eternidade nos braços de nosso Senhor Jesus Cristo!
    Descanse em paz, agora, mais do que nunca, LIVRE!

  • Karol

    Meu amigo, q se tornou gaucho junto a gente… Que exemplo de vida. Te amamos!!!

  • Naura Martins

    Meu colega de faculdade!
    Minha esperança de vida ele sabia porque!
    Não sei se me desespero ou se me entristeço!
    Pesar e carinho imenso pela tua familia que fica!
    Sei que vai estar bem e com o tempo estará em PAZ!
    Tua contribuição aqui foi extremamente necessária!
    Que a luz esteja contigo nesse momento de transição e com os teus familiares que estes sim será difiçil consolar!
    Que a luz se faça e se cumpra!
    Naura Martins

  • Kamus Hadenes

    Grande André… um grande camarada de eventos de software e de papos no IRC… vá em paz, meu caro.

  • Ron

    Notícia super triste. Mesmo eu não o conhecendo, assim como muitos, tomei um susto.
    Jovem e contribuiu barbaridade para o Software livre, e consequentemente para o meio social à que propôs.

    Agora lendo as postagens aqui, temos a certeza do quanto importante este rapaz foi não só para o Software Livre, mas para a vida livre.

    Que seu legado continue firme e forte.

    Força para a família, amigos, e admiradores do seu trabalho.

  • Evaldo

    Quanta pergunta boba esse sujeito me respondeu como se fossem perguntas inéditas…
    …um doutor de sandálias.
    Com tanto conhecimento, visão e…uma simplicidade que até uma tela LCD pode perceber.
    Até breve, André!

  • Agora ele tá pessoalmente com Jesus. Que todos oremos pela família para que Deus possa confortá-los e direcioná-los.

  • Fiquei muito triste com a morte do André Gondim. Ficam registradas na WEB e na comunidade as boas lembranças deste grande colaborador do software livre.

    O André Gondim vai fazer muita falta para a comunidade. :'(

    À sua família os meu sinceros pêsames e minhas orações a Deus pelo consolo de seus corações.

  • clodoaldops

    Vai fazer muita falta.
    Acompanho o blogo desde 2008 qdo comecei com Ubuntu.
    Que Deus conceda muita paz p/ a familia.

  • Carlos Eduardo

    Perdi um grande professor…. #Luto

  • Triste e sem acreditar ainda.

    Meus sentimos a família, amigos e comunidade.

  • Vitor Gatti

    Descanse em paz… você fez muito pela comunidade de software livre.

    Também tenho 24 anos e me senti muito mal por essa notícia. Espero que algum dia eu possa contribuir tanto quanto o André Gondin contribuiu.

    Pessoas como ele valem a pena e não mereciam isso, mas… fazer o quê. Força pra família.

  • Triste como só depois das pessoas morrerem é que ficamos sabendo qual grande elas foram, e eu me assumo como um desses ignorantes que via as postagens dele pelo meu Google Reader e nem sabia como ou quem era ele.

    Agora como muitos eu lamento pela partida de uma grande pessoa como ele foi.

    Meus mais sinceros sentimentos a todos os que eram mais próximos dele.

  • Uma pena que uma pessoa tão jovem e cheia de vida parta assim. Descanse em paz, André. Seus ideias nunca serão esquecidos. Sentiremos sua falta.

  • II Aos Coríntios 5 v17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
    Ele lutava pela liberdade e agora está livre, da dor e de alguns efeitos colaterais que a vida tem… enquanto isto nós sofremos a perda de mais um amigo e eu perdi um irmão em Cristo, que até então não conhecia, que em sua breve passagem por este mundo deixou seus amigos tristes, porém agora descansa em Paz com Cristo.
    Meus sinceros pêsames à família, amigos e à sua querida Lua.

  • Gui-Fon O Mágico

    oje o mundo perdeu uma das mentes mais privilegiadas existentes!
    E eu perdi um amigo!

    O Ubuntu perdeu uma de seus mais ferrenhos defensores!

    acabo de ler nesses dois links

    http://sejalivre.org/?p=5698&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

    http://aurelianomartins.wordpress.com/2011/11/03/morre-andre-gondin-um-dos-icones-do-ubuntu-no-brasil/

    Infelizmente o inimigo que o ameaçava
    acabou por vencer embora André tenha lutado brava e heroicamente, sobrevivendo a inúmeras batalhas ultrapassando todas as barreiras que o ameaçavam.
    Mas o inimigo era poderoso e implacável.
    Mas André ultrapassou em muito as mais otimistas espectativas dos especialistas em fibrose sistica.

    Sem nunca esmorecer, sem nunca demonstrar quão grave era sua situação, sem esbpçar desanimo ou dor……

    Ao contrario de muitos que tem saude “perfeita” ele nunca desistiu de estudar e trabalhar…. por mais negativos que fossem os prognosticos para o futuro …….

    Ele nao desitia nunca!

    Sempre estudando e com boas notas…
    Sempre trabalhando e galgando cargos e lutando ate mesmo contra preconceitos, provando sua capacidade,,,,,
    Sua mente lutou bravamente contra as possiveis fraquesas do seu corpo….

    Eu estava junto com ele no dia que foi transplantado

    e sei que a mente é mais poderosa do que qualquer outra coisa .

    Para mim foi um privilegio e um exemplo conhecer ANDRÈ e seus familiares.

    Sempre que penso em desanimar procuro me espelhar nessa familia para seguir em frente e não me deixar esmorecer.

    André, Deus deve estar muito precisado de um network manager

    e pediu para Jesus te recrutar………

    Para nossa tristesa, e para tristesa de todos os que te amam!

  • Vai com Deus, obrigada por suas contribuições, que sua família tenha o conforto necessário nesse momento #Luto

  • Vai deixar muitas saudades amigo. Descanse em Paz. Muita força para toda a família … #luto

  • “Julgamos a sabedoria de um homem por sua esperança.”
    ( Ralph Waldo Emerson )

    Pelos relatos oferecidos pelos amigos do André, podemos perceber como era sincera a sua esperança e, por consequência, o quanto era sábio, e o quando podemos aprender com o seu exemplo.

    O Deus que aprendi a amar e respeitar, é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas, infinitamente justo e bom, infinito amor e sabedoria. Um Deus que povoa o Universo com Espíritos imortais, seu filhos.
    É assim, que vejo o André, um Espírito irmão nosso, que veio à Terra (escola bendita) para aprender, ensinar e deixar seu exemplo. E que prossegue sua jornada evolutiva, agora fora da matéria densa.

    “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”
    (Johann Goethe)

    Obrigado André, receba nossas preces e o nosso carinho.

  • Vinícius Vieira

    É minha gente, estamos sem chão aqui tb… só queria dar os créditos ao Gleidson Lacerda pela matéria.

    Eu estava no Twitter quando ele postou…

    Perdemos um guerreiro!

  • Luis Knob

    Triste, muito triste… O André mantinha como ngm um pensamento livre. Meu pesar para a família.

  • Italo André

    Um cara que realmente contribuiu muito com o Software Livre. Uma grade perda para todos nós.

  • André era um cara super solicito, que sempre achava tempo pra ajudar qualquer um, se não era um medalhão do Software Livre, era por que não fazia questão de ocupar nenhum lugar de destaque,
    Vlw, André Gondim, “O Senhor Deu, O Senhor Tomou, Louvado Seja O Nome do Senhor”. Jó 1,21

  • André não tinha 24 anos, tinha 29. Isso é importante, pois garanto que cada dia desses anos a mais, foram duramente conquistados por ele e amado por nós que estivemos “por perto”, sobretudo por mim que pude saboriar sua amizade pelos últimos 16 anos. TE AMO MEU AMIGO, descansa da tua luta.

  • Leonardo Barbosa

    Essa notícia deixa a gente triste, uma pessoa amigável com todos….
    Fico a me perguntar: Por que os bons vão cedo?!
    Deixo aqui os meus pêsames para amigos, familiares, etc.

    Obrigado André Gondim!!!

  • 2011 está se mostrando um ano muito cruel. Minhas condolências à família.

  • Eduardo Charquero

    Lamentável perda de um homem de visão em uma época de homens restritos. Mas eu creio que a promessa é real (1 Coríntios 15:51-53), e o SENHOR vai ressuscitar á muitos no dia da sua volta…está perto o dia em que este planeta será livre outra vez, e o André bem poderá estar entre eles!

  • paulo estrela

    Parabéns pelo trabalho André. Descanse em paz!

  • Rogério

    Muito obrigado por suas contribuições, que vá em paz.

  • E lá se vai mais um.

    Feliz de nós, que tinhamos (e ainda temos, em suas contribuições) um deles conosco.

  • Isso é inacreditável…
    Estou muito triste, como todos os amantes do Software Livre…

    =(

  • Michael xGrind

    Descanse em paz Gondim

  • Ainda não acredito… :'(
    Muito triste. Perdi um amigo.

  • Ainda estou em choque sobre a noticia… por gentileza passe para a familia as minhas mais sinceras condolencias…

  • #luto