Melhorando o desempenho do seu Android [dicas de otimização]

Share
banner

Muita gente diz que o “tempo útil de vida” de um smartphone Android é de aproximadamente 1 ano e após isso é indicado trocar seu gadget por um outro mais novo. Bom, em partes isso não passa de jogada de marketing pra fomentar o consumismo e as vendas, e em partes é verdade sim, pois com a liberação de novas tecnologias, a tendência é que os aparelhos mais antigos não consigam acompanhar.

Porém é perfeitamente possível manter seu aparelho funcional por mais tempo, desde que você use-o entendendo que ele é como um PC, logo necessita de manutenção e alguns cuidados especiais.

Mas quais são as causas de mau funcionamento ou baixo desempenho de um Android?

Assim como um PC, existem alguns fatores que influenciam diretamente no funcionamento do seu Android, que são o consumo de memória RAM, o consumo de processamento, consumo de bateria e o espaço interno. E aqui temos que entender que, quanto menos recursos de hardware (RAM, Processador, espaço interno e etc) seu aparelho tiver, menos opções de otimização você vai ter pra mantê-lo em funcionamento por mais tempo, e logo terá que se acostumar a usa-lo para tarefas mais básicas (ou compar outro)

Otimizando o Android

Existem algumas dicas bem básicas (porém fundamentais) para aumentar a vida útil do seu Android, que podem ser feitas manualmente ou de forma automatizada (através de aplicativos). O site TechTudo preparou um post bem completo sobre estas dicas de otimização para serem feitas da forma manual. Segue o link: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/saiba-como-melhorar-o-desempenho-de-seu-android-e-economizar-bateria.html

Outro ponto que acho crucial para evitar o baixo desempenho do seu aparelho é tomar cuidado com as atualizações automáticas dos aplicativos. Leia sempre os “release notes” da versão na Play Store antes de sair atualizando seus aplicativos e NUNCA deixe-os marcados para “Atualização automática” na Play Store. Os desenvolvedores lançam novas versões para correção de falhas de segurança e bugs (que é altamente recomendada a atualização) e para liberação de novas funcionalidades… é é justamente ai que os dispositivos mais antigos acabam sofrendo, pois estas “novidades” geralmente consomem mais recursos de hardware.

E hoje eu vou comentar aqui sobre alguns aplicativos que te auxiliarão a executar estas dicas de otimização, facilitando a sua vida e melhorando drasticamente o desempenho do seu aparelho.

Todos eles são aplicativos grátis na Play Store e não necessitam de Root, porém para atingir um nível maior de otimização, eu indico que você faça o root no seu aparelho (sim, há controvérsias quanto a isso…). Mas por que eu indicaria o uso do root? Estes aplicativos possuem funcionalidades, como limpar alguns caches de aplicações nativas do Android por exemplo, que se não forem executados com a permissão de root só farão uma limpeza superficial (que apesar de ser superficial, já ajuda bastante).

OBS.: Este post não é patrocinado, ou seja, não estamos ganhando pra falar de nenhum aplicativo. Existem inúmeras opções na Play Store de aplicativos que prometem muita coisa, porém de todos que eu testei, estes que vamos citar abaixo realmente melhoraram muito o desempenho dos Androids de um Galaxy S (um aparelho bastante antigo, apesar de muito bom) e de um Motorola Razr i (um gadget relativamente novo e que em alguns casos já vinha travando muito).

Vamos lá?

1. KK Cleaner

O KK Cleaner faz parte do KK Launcher, um lançador muito bom pra Android, que pode ser instalado separadamente. Ele é um pacote de ferramentas para  limpeza de memória RAM, limpeza de cache de aplicações, gerenciamento de aplicativos e controle de privacidade em aplicações, e dentre elas eu destaco a limpeza do cache de aplicações: com apenas 1 clique você seleciona quais aplicativos quer otimizar e executa a limpeza.

kkscreenshot2014_12_09_01_21_59

Selecione a opção “Junk Files” para limpar o cache de aplicações

kkscreenshot2014_12_09_01_22_22

Escolha o que quer excluir e selecione “Clean Junk”. Viu como é simples?

Mas por que devo limpar o cache?

À medida que usamos nossos dispositivos o Android faz o armazenamento contínuo dos dados de aplicativos e jogos que interagimos todos os dias. Mas pode ocorrer que nesse processo seus aplicativos travem ou não funcionem como deveriam, e assim se faz necessário limpar os dados dos mesmos, pois quando um aplicativo é carregado na memória RAM ele busca o cache para carregar junto.

Qualquer aplicativo instalado no Android possui dados e caches, onde ambos armazenam tudo que você já realizou e também último estado antes de fechá-lo. E apesar de ser uma funcionalidade interessante para carregar mais rápido as coisas que mais usamos em nosso Android, com o tempo, este tipo de informação acaba ocupado mais espaço que o necessário, fazendo com que a capacidade de armazenamento de seu aparelho seja consideravelmente reduzida.

Faça o download do KK Cleaner aqui

2. Android Booster (NQ Booster)

Este é sem dúvidas o aplicativo mais importante para otimização do seu Android. Ele vem com duas funcionalidades básicas que são a limpeza de memória e o gerenciamento de bateria. Porém de todos os Apps que testei este realmente cumpre o que promete quanto a limpeza de memória.

kkscreenshot2014_12_08_11_13_50 kkscreenshot2014_12_08_11_14_15

Se você tiver o aparelho “rootado” ele ainda consegue matar alguns processos que estão parados em background e consumindo memória.

Outra coisa bacana nele é que ele tem um Rocketman que fica na sua home. Ao tocar nele você verá um foquete que irá aparecer na parte de baixo da tela: arraste o boneco pra o foguete e solte para limpar a memoria ;-)

unnamed

Faça o download do Android Booster aqui

3. Cooler Master

Este é outro aplicativo essencial, principalmente se você anda tendo problemas de super aquecimento em seu aparelho.

O funcionamento dele é simples (porém eficaz). Ele verifica as aplicações que estão constantemente usando o processador (e consequentemente aquecendo o aparelho) e mata seus processos.

kkscreenshot2014_12_08_11_15_19 kkscreenshot2014_12_08_11_15_40

Faça o download do Cooler Master aqui

4. Swapper for Root

Esta é uma aplicação somente para aparelhos “rootados”.

Pra que não sabe o Android usa um kernel Linux, e como todo bom e velho sistema operacional Linux-based, o uso de uma área de swap é essencial. O Swapper for Root cria uma área de swap no seu aparelho (que pode ser na memória interna ou no cartão SD), do tamanho que você especificar.

kkscreenshot2014_12_08_11_16_55

Ele é ideal para aparelhos que tenham pouca memória RAM.

Conclusão

Se você seguir estas dicas com certeza irá aumentar a vida útil do seu aparelho, porém é óbvio que chegará um dia que será inevitável trocá-lo por um mais novo. Mas até lá você ainda poderá desfrutar muito bem do seu Android ;-)

PUBLICIDADE


Quer continuar por dentro das novidades do Blog Seja Livre? Siga o nosso perfil no TWITTER, curta a nossa página no FACEBOOK ou adicione o Blog Seja Livre nos seus círculos do GOOGLE+.

Sobre o Autor

Blogueiro, fundador do Blog Seja Livre, Nerd inveterado, louco por Linux e músico nas horas vagas. Atualmente é o Editor Chefe, Consultor de SEO e Webdesign do Seja Livre, e possui algumas certificações em Linux e Administração de Redes.

  • Thiago Pereira

    Eu melhoro o desempenho do meu Android com um programa também, mas não é esse da lista, é o PSafe Android. Funciona bastante bem e além disso ele é antivírus E antifurto!

  • Thiago Pereira

    Eu melhoro o desempenho do meu Android com um programa também, mas não é esse da lista, é o PSafe Android. Funciona bastante bem e ele ainda tem antifurto!

  • Ana Hanitzsch

    Eu também tô agora com o antivírus psafe. Ouvi falarem muito bem dele e resolvi experimentar. Até não tive nenhum problema com o celular lento ou muito pesado. Td rodando perfeitinho.

  • Talita Santos

    Olha, o que eu uso atualmente é o PSafe Android. Apesar de não estar na lista, ele é mto bom!

    • Thomas Bianchi

      Também uso ele. Antes usava o CleanMaster, mas resolvi testar essa função do meu antivírus da Psafe e o resultado foi o mesmo.

  • Milena Bastos

    O otimizador que eu uso atualmente é o Psafe. Realmente melhorou o desempenho do meu celular além de ter outras funções bem interessantes. Aprovado até o momento!

  • Pingback: 7 dicas de tecnologia para você começar bem 2015 | Gestão em Sistemas de Informação PE()

  • Pingback: Quer um browser rápido e leve pro seu Android? Confira | Blog Seja Livre()

  • William

    Alguém já testou as dicas ?